Contratação de profissionais de TI: guia completo para o sucesso da área

Imagem preta e branca de um escritório com pessoas trabalhando

Última atualização em 22/01/2024

A tecnologia da informação é uma área em constante crescimento e inovação, que demanda profissionais capacitados, criativos e comprometidos com os objetivos da empresa. No entanto, encontrar e reter esses talentos não é uma tarefa fácil, especialmente em um mercado competitivo e dinâmico.

Neste artigo, vamos abordar os principais desafios e estratégias para a contratação de profissionais de T.I, desde a definição do perfil ideal, até a condução do processo seletivo e a integração dos novos colaboradores. Além disso, vamos mostrar como a cultura organizacional, o clima de trabalho e os benefícios podem influenciar na atração e na retenção dos profissionais de T.I. Acompanhe!

Contratação de profissionais de TI: quais as dificuldades?

A tecnologia da informação é uma área estratégica para qualquer negócio, pois envolve a gestão, o desenvolvimento e a inovação de sistemas, aplicativos, redes e dispositivos que facilitam e otimizam as operações, os processos e a comunicação das empresas.

No entanto, contratar profissionais de T.I qualificados e engajados é um grande desafio para os gestores e recrutadores, que enfrentam diversas dificuldades nesse processo. Abaixo trouxemos alguns desses desafios. Confira:

Escassez de profissionais

Uma das principais dificuldades na contratação de profissionais de T.I. é a escassez de talentos qualificados no mercado. A demanda por profissionais de T.I. é crescente, tanto no Brasil quanto no mundo, mas a oferta não acompanha o mesmo ritmo.

Segundo um estudo da Brasscom, até 2024, o Brasil precisará de 420 mil novos profissionais de T.I, mas apenas 46 mil serão formados por ano. Isso gera um déficit de mão de obra especializada, que impacta negativamente as empresas que buscam contratar esses profissionais.

Uma possível solução para esse problema é investir na formação e capacitação de profissionais de T.I., tanto internamente quanto externamente. As empresas podem oferecer cursos, treinamentos, mentorias, bolsas de estudo e outras oportunidades de desenvolvimento para seus funcionários e candidatos. Além disso, as empresas podem buscar parcerias com instituições de ensino, organizações do setor e comunidades de T.I. para estimular o interesse e a qualificação de novos profissionais.

Competição no setor

Outra dificuldade na contratação de profissionais de T.I. é a alta competitividade no setor de tecnologia. As empresas de T.I. disputam entre si os melhores talentos do mercado, oferecendo salários atrativos, benefícios diferenciados, ambientes de trabalho flexíveis e projetos desafiadores.

Além disso, as empresas de outros setores também buscam profissionais de T.I. para incorporar a tecnologia em seus negócios, aumentando ainda mais a concorrência. Assim, as empresas que querem contratar profissionais de T.I. precisam se destacar e se diferenciar das demais, para atrair e reter os candidatos ideais.

Uma possível solução para esse problema é fortalecer a marca empregadora da empresa, ou seja, a reputação e a imagem que ela tem como empregadora. As empresas podem divulgar seus valores, sua cultura, sua missão, sua visão e seus objetivos, além de mostrar como os profissionais de T.I. podem contribuir para o sucesso da organização.

As empresas também podem valorizar seus colaboradores, reconhecendo seus esforços, resultados e potenciais, e oferecendo feedbacks, incentivos e oportunidades de crescimento.

Outras dificuldades

Além da escassez e da competição, existem outras dificuldades na contratação de profissionais de T.I., como:

  • A falta de diversidade no setor, que limita a representatividade e a inclusão de diferentes perfis de profissionais, como mulheres, negros, LGBTQIA+, pessoas com deficiência, entre outros.
  • A falta de alinhamento entre as expectativas dos profissionais e as necessidades das empresas, que pode gerar frustração, insatisfação e turnover.
  • A falta de adaptação às mudanças e às tendências do mercado, que pode tornar os profissionais e as empresas obsoletos e irrelevantes.

Para superar essas dificuldades, as empresas precisam adotar uma postura mais aberta, flexível e inovadora, que valorize a diversidade, o diálogo, o aprendizado e a transformação digital.

Como contratar profissionais de T.I

Ter uma estratégia é a melhor forma de atrair e contratar esses profissionais, pois permite planejar, organizar e executar as ações necessárias para alcançar os objetivos desejados. Abaixo, vamos apresentar algumas das estratégias que a empresa pode ter na parte de atração de talentos de T.I., e como elas podem ajudar a encontrar os profissionais ideais:

Na imagem temos um quadro destacando as principais estratégias na contratação de profissionais de T.I
Imagem mostrando as principais estratégias na contratação de profissionais de T.I

Pesquisa nas redes sociais e sites especializados

Uma das estratégias que a empresa pode ter na parte de atração de talentos de T.I. é pesquisar nas redes sociais e sites especializados, que são plataformas que reúnem profissionais de diversas áreas e permitem identificar aqueles que possuem as habilidades relevantes para a empresa.

Por exemplo, a empresa pode usar o LinkedIn, o GitHub, o Stack Overflow, o Behance, entre outros, para buscar perfis de profissionais de T.I., ver seus currículos, portfólios, projetos, recomendações, avaliações, etc. Assim, a empresa pode entrar em contato com os profissionais que mais se encaixam nas suas necessidades e convidá-los para participar do processo seletivo.

Parcerias com instituições de ensino

Outra estratégia que a empresa pode ter na parte de atração de talentos de T.I. é fazer parcerias com instituições de ensino e programas de formação, que são fontes de novos profissionais de T.I., que estão em busca de oportunidades de aprendizado e desenvolvimento.

Por exemplo, a empresa pode se associar a universidades, escolas técnicas, cursos online, bootcamps, entre outros, para oferecer palestras, workshops, mentorias, estágios, trainees, bolsas de estudo, etc. Assim, a empresa pode identificar e incentivar talentos de T.I., que podem se tornar futuros colaboradores ou indicar outros profissionais para a empresa.

Pedir recomendações

Pedir recomendações, que são sugestões e referências de profissionais com habilidades de T.I. de confiança, como clientes, parceiros, fornecedores, funcionários, ex-funcionários, etc, também é uma boa estratégia.

Por exemplo, a empresa pode solicitar que essas pessoas indiquem profissionais de T.I. que elas conhecem e que possam se interessar pelas vagas disponíveis na empresa. Assim, a empresa pode aproveitar o networking e a reputação dessas pessoas para encontrar profissionais de T.I. qualificados e engajados.

Realizar entrevistas técnicas

Outra opção é realizar entrevistas técnicas, que são conversas detalhadas com os candidatos para avaliar as habilidades específicas necessárias para a vaga. A empresa pode fazer perguntas sobre conceitos, ferramentas, metodologias, linguagens, frameworks, etc., que são relevantes para a função de T.I. que a empresa busca.

Dessa maneira, a empresa pode verificar o nível de conhecimento, experiência e competência dos candidatos, e selecionar aqueles que mais se destacam.

Realizar testes que se assemelhem a rotina de trabalho

Realizar testes que se assemelhem a rotina de trabalho, que são avaliações práticas com situações que ocorrem no dia a dia da empresa. A empresa pode propor aos candidatos que resolvam problemas, desenvolvam projetos, implementem funcionalidades, corrijam bugs, etc., que sejam similares aos desafios que eles enfrentariam na empresa.

Dessa forma, a organização pode conhecer as habilidades e os conhecimentos dos candidatos, e também observar como eles se comportam, se comunicam, se adaptam, etc.

Outsourcing de T.I vs contratação

Uma das decisões mais importantes que as empresas precisam tomar é se devem terceirizar ou contratar diretamente os profissionais de T.I. que precisam. Ambas as opções têm suas vantagens e desvantagens, mas o outsourcing pode oferecer alguns benefícios que a contratação direta não pode.

O outsourcing de T.I. é o processo de contratar uma empresa especializada em tecnologia da informação para fornecer serviços, soluções, suporte e gestão de T.I. para outra empresa. A empresa contratante paga um valor fixo ou variável pelo serviço prestado, mas não tem vínculo empregatício com os profissionais de T.I. que realizam o trabalho.

Já, a contratação direta é o processo de recrutar, selecionar, contratar e treinar os profissionais de T.I. que a empresa precisa. A empresa contratante assume todos os custos e responsabilidades trabalhistas, fiscais e previdenciárias dos profissionais de T.I. que fazem parte do seu quadro de funcionários.

Mas, porque o outsourcing de T.I é mais vantajoso? O outsourcing de T.I. permite que a empresa tenha acesso a uma equipe de profissionais qualificados, experientes e atualizados, sem precisar investir em recrutamento, treinamento, infraestrutura, equipamentos, etc.

Além disso, ele oferece maior flexibilidade e agilidade para a empresa, que pode contratar os serviços de acordo com a sua demanda, necessidade e orçamento, podendo aumentar ou reduzir o escopo do trabalho conforme as mudanças do mercado.

O outsourcing de T.I. também pode aumentar a qualidade dos serviços e soluções de T.I. da empresa, pois ela pode contar com uma equipe de profissionais especializados, experientes e atualizados, que possuem as melhores práticas, metodologias, ferramentas e tecnologias do mercado.

Considere realizar Outsourcing de ti ou terceirização

A terceirização de TI deve ser considerada nos seguintes casos:

  1. Quando a empresa não possui recursos internos suficientes ou qualificados para atender às suas demandas de TI, seja por falta de pessoal, de infraestrutura, de equipamentos, de conhecimento, etc.
  2. Quando a empresa precisa de profissionais especializados, experientes e atualizados em determinadas áreas ou tecnologias de TI, que não são facilmente encontrados ou contratados no mercado.
  3. Quando a empresa quer se concentrar em suas atividades, que geram valor e diferenciação para o seu negócio, e delegar as tarefas operacionais, técnicas e estratégicas de TI para uma empresa especializada, que pode cuidar de tudo com competência e qualidade.
  4. Quando a empresa quer ter mais flexibilidade e agilidade para adaptar-se às mudanças e às demandas do mercado, podendo contratar os serviços de TI de acordo com a sua necessidade, orçamento e demanda, podendo aumentar ou reduzir o escopo do trabalho conforme as circunstâncias.
  5. Quando a empresa quer reduzir os custos operacionais e administrativos relacionados à TI, pois não precisa arcar com os encargos trabalhistas, fiscais e previdenciários dos profissionais de TI, nem com os custos de recrutamento, treinamento, infraestrutura, equipamentos, etc.

Outsourcing de T.I com a Euax

Você sabia que o outsourcing de TI, ou terceirização de tecnologia da informação, é uma prática cada vez mais comum em empresas de todos os portes e segmentos?

A Euax é uma empresa de consultoria e outsourcing que oferece soluções em gestão, projetos e processos de TI. Nossos profissionais são certificados por entidades reconhecidas mundialmente e possuem experiência em diversos segmentos de mercado. Ao contratar o outsourcing de TI com a Euax, você pode contar com:

  • Foco no core business: trabalhe para o sucesso do seu negócio e deixe o resto com a gente;
  • Segurança na entrega: nossos especialistas possuem o know how necessário para assegurar sucesso em todas as entregas;
  • Redução de custos: economize em processos, invista na estratégia da sua empresa;
  • Flexibilidade: oferecemos um serviço personalizado para sua empresa, considerando mudanças organizacionais e mercadológicas;
  • Crescimento sustentável: elevamos a performance da sua empresa e ajudamos você a conquistar mais espaço no mercado;
  • Redução de riscos: alinhamos a teoria e a prática para lidar com todo tipo de risco em projetos.

Quer saber mais sobre o outsourcing de TI da Euax? Então entre em contato conosco e agende uma conversa ou solicite uma proposta comercial agora mesmo! Temos a solução ideal para o seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson