Qual a importância dos softwares de gerenciamento de projetos para a maturidade da TI?

Qual a importância dos softwares de gerenciamento de projetos para a maturidade da TI

Última atualização em 08/06/2021

O mundo moderno é caracterizado por ser competitivo, rápido e tecnológico. Essas particularidades também refletem na maneira como as organizações fazem gestão de projetos. Hoje em dia é muito comum que essa prática empresarial seja apoiada por softwares de gerenciamento de projetos. Isso vai impactar diretamente na governança de TI e no nível de maturidade da área de tecnologia da informação, ou seja, no papel que a TI desempenha dentro do negócio.

No post de hoje, vamos te explicar por que é importante possuir um software de gestão de projetos na sua empresa. Por isso, pegue seu café e vamos aprender juntos!

3 vantagens de utilizar softwares de gerenciamento de projetos

Usar um software para gerenciar projetos é interessante por diversas razões. Abaixo, te apresentamos as três principais delas:

1) Rapidez

Gerenciar vários projetos simultaneamente requer um determinado esforço e demanda tempo. Com um software de gerenciamento de projetos você consegue visualizar quantos projetos estão em andamento atualmente, qual o status de cada projeto, quem está envolvido em cada etapa dos projetos, qual a disponibilidade de cada funcionário, como os recursos estão sendo distribuídos, etc. Com apenas alguns cliques, o software te fornece essas e outras informações de forma rápida e interativa, agilizando o trabalho do gerente e da equipe.

2) Informações centralizadas

Já está mais do que na hora de substituir as velhas (e compridas) planilhas de Excel por uma solução mais arrojada. Ter uma grande quantidade de arquivos soltos aumenta as chances de perda e inconsistência nas informações, já que uma simples formatação errada pode arruinar o trabalho de um longo período. Com um software, você tem informações centralizadas e atualizadas em tempo real, ou seja, não precisa mais preencher tabelas nem depender das pessoas para obter respostas.

3) Assertividade na tomada de decisão

A partir do momento em que você possui informações rápidas e verdadeiras, fica mais fácil tomar decisões assertivas, isto é, aquelas que realmente vão fazer a diferença para o negócio. Escolher quais projetos vão ser executados primeiro, quem vai ser responsável por qual atividade e quantos recursos podem distribuídos para determinado projeto se torna uma prática simples através do uso de uma ferramenta de gestão.

Teste de maturidade de TI

Mas, como um software de gerenciamento de projetos influencia na maturidade da TI?

Um software de gerenciamento de projetos auxilia a TI a oferecer soluções através de projetos mais alinhados e adequados. Uma TI que consegue priorizar seus projetos trabalha em projetos estratégicos e entrega valor ao negócio. À medida que a TI se aproxima das áreas de negócio e da estratégia da empresa, ela muda seu papel dentro da organização e passa a ser enxergada como uma estrutura proativa e que demonstra benefícios.

Resumindo, os softwares de gerenciamento de projetos são avanços que vieram para ficar. Não importa se você utiliza o Artia, o Project Server ou qualquer outro software. É preciso garantir que a sua TI está fazendo as coisas certas do jeito certo!

Outro aspecto relevante no que se refere aos softwares para TI é o compartilhamento de dados entre sistemas, uma prática fundamental para garantir o alinhamento entre as pessoas. Se você deseja saber mais sobre esse assunto, acesse nosso outro post sobre integração de sistemas.

Saiba mais lendo nosso post completo com tudo o que você precisa saber sobre Governança de TI, ou se preferir baixe o conteúdo em formato de e-book.

Ebook Governança de TI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson