Duplo diamante: entenda o que é o método e aprenda a desmistificar o design thinking

Duplo diamante

Última atualização em 14/12/2020

O Duplo Diamante é um método para aplicação do design thinking, utilizado para resolução de problemas e para levar as empresas a inovarem. Essa metodologia é fácil de entender e bastante visual, por isso é uma das mais utilizadas.

O que é design thinking?

O design thinking é uma abordagem para gestão que incentiva a criação de soluções inovadoras através de ferramentas como o Duplo Diamante.

Este é um processo centrado na interação com o cliente e na empatia, para identificar os problemas, desenvolver soluções e testá-las. Não é uma abordagem linear, mas sim um equilíbrio entre a parte científica e uma gestão mais humana. Isso é o que torna o design thinking um tão assertivo para desenvolvimento de soluções em tantos setores do mercado.

Leia também: Como aplicar o Design Thinking na Gestão de Processos

E o que é o método duplo diamante, afinal?

O método Duplo Diamante foi desenvolvido em 2005 pelo Conselho de Design do Reino Unido e, inicialmente, era utilizado apenas por designers.

No entanto, percebeu-se que o processo poderia ter inúmeras aplicações, pois ele foi criado para solucionar problemas de clientes através da inovação.

O Duplo Diamante é um diagrama formado por quatro triângulos conectados para retratar as quatro fases do processo para levar à inovação. Dessa forma, ele esquematiza as convergências e divergências de pensamento que acontecem no caminho.

Duplo Diamante

Imagem por Aevo

Como funciona o duplo diamante?

Esse método possui quatro fases, as quais permitem que você identifique o problema, desenvolva uma solução e depois a analise. Elas são:

Descobrir

O primeiro passo é identificar o problema a ser solucionado, e aqui o importante é saber se colocar no lugar do seu cliente para entender quais são as suas necessidades.

Esse é um ponto de pensamento de divergência, em que são levantados diversos insights para discussão em grupo, como um brainstorming.

Para que haja questões relevantes para serem debatidas, é preciso fazer um levantamento de dados. Isso pode ser realizado através de pesquisas com clientes, grupos focais, pesquisas de mercado etc.

Definir

No segundo passo do método Duplo Diamante, é preciso analisar todas as ideias que surgirem no passo anterior, a descoberta, para analisá-las e filtrá-las.

O objetivo desse passo é convergir os insights em ideias executáveis, interpretando-os e deixando-os alinhados aos objetivos da empresa. Além disso, é nessa etapa que é determinado oficialmente o problema a ser solucionado pelo processo.

Desenvolver

Essa etapa marca o início do segundo diamante, e aqui começam a aparecer respostas à questão definida na etapa anterior.

Esse também é um ponto de divergência, mas com caráter de levantar soluções para o problema proposto, pois aqui já deve-se iniciar o desenvolvimento e os testes dessas soluções.

O que não se deve perder é a noção de que o processo e as soluções devem ser voltados às necessidades do cliente.

Entregar

Na última etapa do Duplo Diamante, temos o segundo ponto de convergência, em que as soluções definidas na etapa do desenvolvimento são, novamente, filtradas para selecionar apenas uma.

Nessa fase, cria-se também o protótipo da solução e inicia-se uma preparação para o seu lançamento, em pequena escala, ao mercado. Isso é um teste final para o projeto.

CTA-guia-prático-de-design-thinking

O que é necessário para aplicação do duplo diamante?

A abordagem do design thinking é um processo criativo que viabiliza a experimentação e o levantamento de muitas hipóteses.

No entanto, para que todo o processo do duplo diamante corra bem, é preciso saber se colocar no lugar do seu cliente, para entender de forma genuína quais são as suas necessidades.

Outra característica importante para o processo do duplo diamante é a colaboração. Para essa execução, juntam-se profissionais de diversas áreas e o trabalho em equipe é fundamental!

Também é necessário que seja criado um ambiente de confiança, pois em ocasiões em que há discussões para levantamento de ideias, não deve haver julgamentos, nem medo de errar. É importante lembrar que todos tem um objetivo em comum: propor soluções para inovar.

Duplo diamante e inovação

A inovação e o método Duplo Diamante estão muito interligados.

Inovação é uma ideia que, quando colocada em prática, ela agrega valor ao negócio e ainda pode ser explorada, e o duplo diamante é um processo que pode ser usado para chegar até as ideias inovadoras!

No entanto, você não precisa pensar muito longe do seu negócio para ser inovador. Existem diversos tipos de inovação e um que se aplica a esse contexto é a Inovação Incremental. Ela se refere à pequenas melhorias nos processos e produtos, ou seja, o desenvolvimento de melhores soluções para às necessidades dos clientes.

Leia também: 5 passos para implantar a gestão da inovação na sua empresa

Conseguiu ver por que o design thinking e o duplo diamante estão cada vez mais presentes nas corporações? São abordagens simples para criação de soluções inovadoras, mantendo o foco no cliente. Além disso, também são ótimos para incentivar à cultura de inovação dentro das empresas.

Com o Duplo Diamante, as empresas podem encontrar soluções que atendam às necessidades reais dos seus consumidores.

CTA-Como-criar-uma-cultura-de-inovação-na-organização

Este conteúdo foi produzido por Aevo

1 thought on “Duplo diamante: entenda o que é o método e aprenda a desmistificar o design thinking

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson