Plano de ação 5W2H: passo a passo de como implementar na sua empresa!

plano de ação 5w2h

Última atualização em 22/06/2022

Você já teve aquela sensação de que precisa fazer algo e não sabe por onde começar? Seja na vida pessoal, no trabalho ou em qualquer outro meio, a incerteza sobre o que será executado pode dificultar a realização da atividade.

Quando trazemos isso para o ambiente empresarial, é preciso encontrar alguma ferramenta que reduza as incertezas para garantir a realização do trabalho. Para isso, existe o plano de ação 5W2H.

O plano de ação 5W2H ajuda equipes e gestores a encontrarem um ponto de partida para o alcance dos objetivos, ajudando na definição de estratégias e planejamentos.

Para saber como o 5W2H pode te ajudar a ter sucesso nos seus projetos, continue a leitura e descubra as vantagens de utilizar esse framework!

O que é 5W2H?

5W2H é um modelo de plano de ação que auxilia gestores e equipes a definirem todas as atividades necessárias para a realização de um projeto.

Com essa ferramenta, é possível criar planos de ação rapidamente, com agilidade e praticidade, desenvolvendo tarefas eficientes para o cumprimento das demandas.

O plano de ação 5W2H auxilia na definição das etapas necessárias para alcançar o objetivo, definindo prazos, atribuindo responsabilidades e administrando atividades.

Mas, não se engane: o 5W2H não inibe a formalidade necessária para a execução de um plano de ação. Então, não se esqueça da documentação que será necessária nessa etapa!

A construção do plano de ação 5W2H ocorre a partir da resposta a 7 pontos fundamentas:

plano de ação 5W2H 7 conceitos

Confira abaixo o que cada um desses pontos significa:

What? (o que?)

Refere-se ao que será executado. É preciso especificar com clareza e objetividade qual é a ação a ser executada.

Why? (por que)?

Pergunte-se: por que é preciso executar a atividade? Nesse ponto, você irá definir a justificativa para a execução daquela ação. Também procure descrever qual a necessidade a ser atendida e qual solução a ação representa.

Who? (quem?)

Esse ponto auxilia na delegação de tarefas. Escolha as pessoas responsáveis para a execução das atividades. Defina o líder, a equipe de trabalho e qual será a força empregada pelo time naquela ação.

Where? (onde?)

Pense onde será executado o trabalho. Considere ambientes físicos e virtuais e pergunte-se: Onde será realizado? Será preciso utilizar alguma plataforma? Defina o local e registre quais custos estarão envolvidos nessa etapa.

When? (quando?)

Defina um prazo de execução de cada aspecto da atividade. Considere responder as seguintes questões: Quando começa e termina o trabalho? Quanto tempo cada pessoa terá para executar as atividades? Há entregas intermediárias a serem feitas? etc.

How? (como?)

Defina como o trabalho será feito: quais são os padrões a seguir? Quais parâmetros legais irá seguir? Quais as etapas do ciclo de vida a ser executado? E assim sucessivamente.

How much? (quanto?)

Agora que você já mapeou toda ação a ser executada, defina todos os custos necessários para o seu desenvolvimento. Se preferir, revise os itens anteriores e pense qual o investimento necessário para cada um deles.

Ao responder essas perguntas, é possível identificar com precisão quais são os aspectos a serem considerados naquela ação, e até mesmo antecipar a identificação de variáveis que possam interferir no projeto.

Quais os benefícios do plano de ação 5W2H?

Existem inúmeras vantagens em utilizar o framework 5W2H. Algumas das principais são:

  • É uma ferramenta versátil, aplicável em muitos tipos de projetos;
  • É uma forma rápida de botar o planejamento no papel e estruturar iniciativas;
  • Ajuda na realização de brainstorms;
  • Entre outras.

Onde aplicar o framework 5W2H?

Por ser um método voltado para a criação de um plano de ação, o 5W2H pode ser aplicado em vários projetos. Contudo, sua aplicação costuma ser comum em:

Exemplos de plano de ação 5W2H

Clique para ampliar

Exemplos 5W2H

Como criar o plano de ação 5W2H?

Uma das maneiras mais fáceis de utilizar esse método é por meio de planilhas. Cada aba representa um dos 7 pontos que precisam ser respondidos no momento de elaborar o plano de ação.

Ao trazer esse método para uma planilha, é possível desenvolver, com praticidade e automação, um plano de ação e compartilhá-lo com toda a equipe envolvida naquele trabalho.

Agora que você já conhece o 5W2H, comece agora mesmo a utilizá-lo na sua empresa! Baixe nossa Matriz 5W2H em Excel e tenha um modelo pronto para começar a desenvolver o seu plano de ação!

Matriz 5W2H em Excel: ferramenta para estruturar um plano de ação de forma visual e rápida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson