Matriz RACI (matriz de responsabilidades): o que é, como montar uma + template

Matriz-RACI-(matriz-de-responsabilidades)-o-que-é-e-como-montar-uma-para-o-seu-projeto

Última atualização em 13/09/2022


Você sabe exatamente quem consultar na hora de conferir o status de um projeto na sua empresa? Para evitar ouvir aquela frase “não sei, fala com fulano” o ideal é definir papéis e responsabilidades para os membros nas tarefas a serem executadas.

Definir responsabilidades é fundamental para garantir a boa execução de um projeto. Se isso não estiver claro, podem ocorrer desentendimentos entre os membros da equipe e a gestão.

Nesse sentido, uma ferramenta que pode auxiliar a reduzir esse tipo de problema é a matriz RACI, comumente chamada de matriz de responsabilidades. Com ela, é possível sistematizar com clareza e objetividade a função de cada pessoa envolvida naquele projeto.

Quer aprender a utilizá-la? Neste post você verá:


Se preferir, faça o download da Matriz para preencher enquanto lê o texto:

Download Matriz

O que é a matriz RACI?

A Matriz RACI ou matriz de responsabilidades é uma ferramenta que ajuda a ordenar o nível de envolvimento de cada profissional em uma atividade, facilitando a gestão e a execução dos projetos e processos.

A matriz de responsabilidades possui um formato de tabela, a qual é dividida entre as letras que formam o acrônimo RACI. Cada uma dessas letras representa um papel e uma responsabilidade atrelada, facilitando a identificação de funções.

Além do mais, como trata-se de uma ferramenta para designar responsabilidades, a matriz RACI também é muito utilizada na gestão de processos, portanto, sua aplicação não está limitada a uma área da gestão de negócios.

O que significa matriz RACI

Quais são os papéis na matriz RACI?

Responsible — responsável

Responsible (responsável) é o dono daquele processo, ou seja, quem responde pela performance daquela atividade. Sua função é gerir as atividades e garantir os recursos necessários à equipe executora.

No entanto, pode ser que exista mais de um responsável pela tarefa, mas é recomendável que, ao preencher a matriz de responsabilidades, seja designada apenas uma pessoa.

Accountable — aprovador

O accountable (aprovador) é a autoridade dentro da matriz RACI. Ele é responsável por aprovar o resultado das atividades. É o aprovador quem dá o aceite formal para o responsável, informando se a atividade foi aceita ou não.

É importante que no momento de planejamento do projeto (quando é elaborada a EAP) sejam definidos os critérios de avaliação de cada atividade. Assim, evitam-se conflitos que podem atrasar o cronograma do projeto ou o andamento dos processos.

Leia também Matriz de Rastreabilidade de Requisitos: gerenciando e controlando mudanças no escopo do projeto

Consulted — consultado

O consulted é uma figura especialista naquele assunto, que pode ser consultada na hora de executar a atividade. Trata-se de um profissional que possui conhecimentos e habilidades avançadas e, portanto, pode contribuir muito com o resultado final.

Geralmente, esse papel é realizado por gestores ou líderes de equipe, que já possuem mais conhecimento e experiência na área. A consulta acontece entre o responsável (executor) e o consultado (especialista).

Atenção: uma única atividade pode requerer consultar mais de um especialista.

Informed — informado

Já o Informed refere-se àquele(s) que deve(m) ser notificado(s) sobre uma determinada atividade. Normalmente, as pessoas notificadas são as partes interessadas naquele projeto. Aqui, o responsável (executor) notifica o informado (interessado no assunto) sobre o status da atividade em curso, por exemplo:

Em uma otimização de software, o usuário do sistema não atua diretamente na atividade, mas pode ser impactado ou tem interesse no resultado.

Variações da matriz RACI

Além das definições tradicionais, a matriz de responsabilidades pode conter algumas variações de papéis como o backup, o notify, o originator e o manager. Isso acontece porque alguns projetos podem requerer mais pessoas envolvidas, assim como a gestão de processos.

Mas, a matriz RACI é flexível e comporta bem adaptações! Confira como os papéis citados anteriormente são utilizados:

Backup (reserva)

É a pessoa que substituirá o Responsável de uma atividade, em casos excepcionais. Um profissional de backup deve ser nomeado apenas para as atividades críticas do projeto, ou seja, aquelas que podem dificultar todo o andamento da iniciativa.

Notify (notificado)

Diferente do Informed, o notify é diretamente afetado pelo resultado das atividades. Ele precisa saber quando uma atividade é concluída, pois dará prosseguimento a ela ou precisa do resultado para utilizar como insumo em outra tarefa.

Originator (criador)

É aquele quem gera a necessidade daquela atividade. O originator mapeia o cenário de execução da atividade e “passa o briefing”, dando uma visão aos envolvidos de como a atividade deve ser executada e qual é o resultado esperado.

Manager (gestor)

Papel assumido por quem gerencia times e tarefas, mas não tem poder de decisão para aprovar resultados.

Leia também: 3 metodologias ágeis que vão transformar o seu jeito de conduzir projetos

Para que serve a matriz RACI?

Imagine a seguinte situação: você acabou de desenhar um novo projeto e tem tudo em mãos, mas se esqueceu de definir quem vai ser responsável por cada atividade e, por causa disso, na hora de cobrar os resultados, você não sabe quem consultar.

Pode parecer uma situação irreal, mas é algo comum de ocorrer nas empresas. Às vezes, as ideias são mais ditas do que registradas e, quando chega o momento de executá-las, não há pessoas para realizá-las.

Nesse sentido, a matriz RACI auxilia na organização do trabalho. Com ela, diminuem-se as chances de projetos ou processos serem executados de maneira incorreta – ou nem serem executados – melhorando a comunicação entre a equipe e a gestão. Com os papéis e responsabilidades definidos pela matriz, otimiza-se tempo, os resultados são melhores e você ainda consegue dar feedbacks e delegar tarefas com facilidade.

Benefícios de usar a matriz RACI

Por ser uma ferramenta pratica e flexível, os benefícios são múltiplos. Com a matriz RACI você consegue:

  • Atribuir responsabilidades com clareza, deixando claro as funções de cada membro da equipe;
  • Identificar com facilidade quem responde por qual atividade;
  • Alinhar o envolvimento dos membros do projeto nas atividades;
  • Formalizar papéis, o que ajuda o gestor a dar feedbacks, principalmente quando se trata de um time grande;
  • Pode ser o pontapé inicial para implantar uma cultura de responsabilização na sua empresa.

Como montar uma matriz RACI em 4 passos:

1. Defina as atividades do projeto

O primeiro passo para montar uma matriz RACI é definir quais atividades precisam ser executadas. Você pode fazer isso a partir da estrutura analítica do projeto (EAP), quebrando os pacotes de trabalho em atividades ou realizando uma análise de processos.

CTA-Desvendando-a-Estrutura-de-um-Projeto

2. Mapeie as partes interessadas no projeto

Definida as atividades, é preciso mapear as principais partes interessadas no projeto. Isso inclui os membros da equipe de trabalho e todos aqueles que serão afetados de alguma forma pelo projeto.

Não esqueça de listar também os “especialistas”, que assumirão o papel de consultados durante a gestão da iniciativa.

3. Atribua responsabilidades à equipe (RACI)

Nessa etapa, você irá montar o esqueleto da matriz RACI. Para isso, relacione pessoas e atividades a uma letra correspondente. Lembre-se que uma pessoa pode assumir mais de um papel na matriz RACI. Tudo dependerá do projeto que está sendo conduzido.

Certifique-se de que toda demanda possui ao menos um responsável e um aprovador, alinhando essas responsabilidades.

É interessante envolver toda a equipe na definição das responsabilidades da matriz RACI. Construí-la colaborativamente ajuda a trazer o alinhamento necessário para a execução das atividades e garantir que todos compreendam e concordem com seu papel.

4. Monte uma tabela com as informações

Por fim, reúna as informações de modo a compor uma tabela. As linhas deverão conter as atividades e as colunas deverão conter os nomes ou os cargos das pessoas. Assim, você conseguirá sistematizar

Se você estiver trabalhando com uma equipe pequena, pode se beneficiar mais ao escrever os nomes das pessoas, pois isso faz a sua matriz de responsabilidades ser ainda mais personalizada. Já em equipes grandes, é melhor usar o nome dos cargos, como “arquiteto de sistemas”, por exemplo.

Exemplos práticos da matriz RACI

Agora que você já conhece a matriz RACI, confira alguns exemplos de como aplica-la ao gerenciamento de projetos ou processos:

Matriz RACI aplicada a projetos

Vamos considerar o projeto de construção de uma casa. Entre as atividades necessárias para tirar o projeto do papel poderíamos citar:

  • Fazer a fundação;
  • Levantar as paredes;
  • Pintar as paredes;
  • Mobiliar a casa;
  • Monitorar o andamento do projeto.

Além disso, poderíamos ter os seguintes cargos:

  • Pedreiro;
  • Pintor;
  • Designer de interiores;
  • Engenheiro civil;
  • Cliente.

Ao desenharmos esse projeto na matriz RACI, temos:

Exemplo Matriz RACI de projetos

Observe que, dependendo da atividade, o engenheiro civil assume diferentes responsabilidades, abrangendo todos os papéis: responsável, aprovador, consultado e informado. Assim como há atividades em que ele assume dois papéis.

Além disso, em algumas atividades existem cargos que não estão marcados com nenhuma letra da matriz RACI, pois não faz sentido envolvê-los na tarefa.

Leia também Matriz GUT: entenda o que é e como aplicá-la na priorização dos seus projetos

Matriz RACI aplicada a processos

Imagine a construção da arquitetura de processos de uma empresa. Os gestores já passaram por todas as etapas envolvidas e agora, para fechar a iniciativa, irão montar a matriz de responsabilidades.

Nesse exemplo, todos os macroprocessos que compõem a estratégia do negócio são listados um abaixo do outro e as pessoas envolvidas são listadas uma ao lado do outra, conforme mostra a tabela:

Exemplo Matriz RACI de processos

Observe que, neste caso, o Analista 4 não está relacionado a nenhuma das letras da Matriz RACI, o que indica que ele não está envolvido em nenhum dos processos. Além disso, para o processo 1 e 5 há diferentes especialistas a serem consultados.

Agora é a sua vez!

Construir uma matriz de responsabilidades é essencial para organizar os processos do seu negócio, melhorar a comunicação entre os gestores e as equipes e alinhar a estratégia.

Se você gostou desse conteúdo e quer adotar essa prática na sua empresa, não perca tempo e baixe o nosso modelo de matriz RACI. O download é gratuito, basta preencher os campos com os processos da sua empresa e pronto, você terá sua matriz de responsabilidades.

Matriz de responsabilidades de processos RACI

1 thought on “Matriz RACI (matriz de responsabilidades): o que é, como montar uma + template

  1. Ótimo artigo e explicações bem diretas. Muito feliz por ter encontrado este descritivo sobre Matriz RACI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson