Última atualização em 20/11/2023
A entrega de valor é um fator crucial para o relacionamento comercial de uma empresa com os seus clientes. Já dizia o autor Michael LeBoeuf “um consumidor satisfeito é a melhor estratégia de negócios de todas”.
Segundo o PMBOK, uma maneira chave de criar valor e benefícios nas organizações é através dos projetos. Muitas empresas vêm aderindo o gerenciamento de projetos, a fim de se manterem competitivas e entregar valor de negócio de forma consistente.
Quer saber mais sobre o que é entrega de valor e quais as boas práticas para entregar valor para um cliente? Então, siga a leitura!
O que é entrega de valor?
Primeiramente, precisamos definir o que é percepção de valor. A percepção de valor é a capacidade de compreender os ganhos gerados a partir da relação com uma marca, no momento de adquirir um produto ou serviço.
De forma resumida, ela corresponde à maneira como o consumidor enxerga a sua empresa e os benefícios que ela oferece. A percepção de valor está diretamente ligada ao nível de satisfação do cliente com o serviço ou produto ofertado.
Já a entrega de valor se refere à maneira com a qual você projeta seu produto ou serviço, de forma que ofereça o máximo de valor possível ao consumidor que o utiliza.
Entrega de valor em gestão de projetos
Como dito no início do texto, os projetos são uma boa maneira de criar valor e benefícios nas organizações.
Um benefício de projeto é definido como um resultado de ações, produtos ou serviços que fornecem valor para a empresa patrocinadora e para os beneficiários do projeto.
De acordo com o PMBOK, os elementos chaves dos benefícios de projetos são:
- Alinhamento estratégico (alinhar os benefícios com a estratégia de negócio da organização);
- Indicadores (medidas que serão utilizadas para mostrar os benefícios);
- Benefícios-alvo (meta de valor tangível e intangível que se espera alcançar na implementação do projeto);
- Riscos (problemas que podem comprometer os benefícios do projeto);
- Dono dos benefícios (pessoa responsável por monitorar os benefícios vistos durante o cronograma).
As 6 boas práticas para a entrega de valor
Otimizar a percepção de valor é uma tarefa desafiadora para muitos negócios. Porém, existem algumas práticas que podem te auxiliar nessa tarefa. Confira elas a seguir:
1. Investir na qualidade de produtos e serviços
A qualidade é fundamental na entrega de valor. Quando se fala em gestão de projetos, a qualidade se refere à medida de quanto um projeto atende aos requisitos definidos no escopo.
O conceito de qualidade em gestão de projetos pode ser dividido de duas maneiras:
- Qualidade relacionada aos processos da gestão de projetos;
- Qualidade relacionada aos produtos ou serviços que serão entregues.
É essencial investir na qualidade dos projetos e dos produtos para entregar valor para o cliente. Para isso, você pode realizar o gerenciamento de qualidade. Através dele, é possível planejar, gerenciar e controlar os requisitos da qualidade do projeto e oferecer entregas de maior valor para os clientes.
2. Alinhar a oferta e a marca aos valores do cliente
É necessário olhar para a realidade do consumidor, ou seja, entender quais as suas preferências, impressões, valores, gostos e frustrações. Dessa maneira, é muito mais fácil para os clientes se identificarem e enxergarem valor na sua marca.
3. Oferecer uma boa experiência com o produto ou serviço
A experiência do consumidor é um item essencial quando se fala em entrega de valor. O primeiro passo para oferecer uma boa experiência para os clientes é criando uma identidade para o projeto. Através da identidade do projeto é possível estabelecer uma unidade e uma coesão para as estratégias.
Confira outras dicas para gerenciar projetos que ajudam na entrega de uma boa experiência para os clientes:
- Tenha um time multidisciplinar;
- Defina fluxos para a gestão;
- Acompanhe o projeto de perto;
- Realize entregas precisas.
4. Ser transparente
A transparência é fundamental para um gerenciamento de projetos de qualidade e, consequentemente, uma entrega de valor mais eficaz.
A Harvard Business Review define a transparência como “o grau com que as informações fluem livremente dentro de uma organização, entre gerentes e funcionários, e fora, entre as partes envolvidas”.
A transparência na gestão de projetos permite que os membros da equipe sejam mais ágeis, alcancem resultados melhores, trabalhem de forma eficiente e entreguem mais valor aos projetos e aos clientes.
5. Informar sobre as diferentes formas de aplicação
Se o produto for multifuncional, ou seja, atuar em diversas frentes, é necessário que o cliente saiba disso. Informe a ele as principais formas de aplicação, de forma que o consumidor utilize o item para a finalidade que ele foi projetado.
6. Fazer uma entrega memorável
Os consumidores consideram a experiência da entrega como parte de seus custos. Sendo assim, ela deve ser realizada da melhor maneira possível.
Uma entrega de qualidade requer um gerenciamento apurado, e para realizá-la da melhor maneira é necessário que o processo todo seja bem executado.
Para isso, você pode seguir algumas táticas, como:
- Tenha uma ferramenta de gestão de projetos de qualidade;
- Defina o escopo do projeto;
- Organize um cronograma atingível;
- Realize a gestão de custos;
- Cuide da gestão do tempo (para uma entrega de qualidade é essencial que o projetos esteja dentro dos prazos estimados);
- Implemente metodologias de gestão.
O gerenciamento de projetos mantém a empresa competitiva e entrega valor de negócio de forma consistente. Dessa maneira, é essencial que ele seja feito na organização com qualidade.
Porém, ele é um tema complexo e você pode passar horas procurando e não encontrar respostas suficientes para suas dúvidas. Por isso, te convidamos a assistir nosso minicurso de gerenciamento de projetos na prática.
Ele conta com 4 aulas muito objetivas, com tudo que você precisa saber e são ministradas por um dos consultores especialistas da Euax Consulting. Clique abaixo para assistir!
Assistir | Minicurso de Gerenciamento de Projetos
Sócio consultor da EUAX, bacharel em Ciências da Computação, mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC. Possui mais de 16 anos de experiência em projetos de inovação e atua como professor de graduação e pós-graduação da área de inovação.