Profissionais de TI: o que fazem e como podem auxiliar na estratégia do negócio

Profissionais-de-TI-8-habilidades-indispensáveis

Última atualização em 06/03/2023

Você realmente sabe o que um profissional de TI faz?

É claro, trabalha com tecnologia da informação, mas seu papel é fundamental em qualquer organização e vai muito além disso. E é sobre isso que vamos falar nesse post!

Acompanhe a leitura e descubra tudo o que você precisa saber sobre:

O que faz um profissional de TI?

Profissionais de TI são responsáveis por tudo aquilo que envolve tecnologia e sistemas dentro de uma organização.

Dessa forma, um profissional de TI faz o gerenciamento de informações de uma empresa, soluciona problemas relacionados à rede de computadores, além de analisar, gerir e processar dados.

Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o Brasil irá precisar de cerca de 420 mil profissionais de TI até 2024.

Fato é: como consequência dos avanços da tecnologia, a área de TI vem crescendo e se destacando cada vez mais no mercado.

Por outro lado, cerca de 46 mil profissionais são capacitados em tecnologia da informação por ano. E isso é muito pouco! Logo, percebemos a importância crescente dada aos profissionais de TI.

Enfim, esses profissionais são capazes de gerir sistemas computacionais, e apoiar os processos primários de toda empresa prestando apoio, elaborando e gerindo os seus sistemas.

E é claro, dentro da TI existem várias áreas de atuação diferentes, que iremos listar a seguir. Veja só!

Principais áreas de atuação do profissional de TI

Engenharia de software

A engenharia de software é área responsável por projetar e guiar o desenvolvimento de sistemas, aplicativos e programas;

Gestão de redes e sistemas internos

A gestão de redes e sistemas internos consiste na área responsável pela configuração e administração das redes, manutenção e resolução de problemas, instalação de atualizações e funcionamento de sistemas corporativos, além da segurança cibernética;

Qualidade de Software

Qualidade de Software, como o nome sugere, é a área responsável por garantir a qualidade dos softwares utilizados antes que eles sejam utilizados. Para isso, realizam testes nos sistemas, buscando por falhas a serem solucionadas.

Segurança da informação

O profissional da área de segurança da informação tem como responsabilidade proteger os sistemas de ataques ou vazamentos de informações, por exemplo, criando barreiras que tornam os equipamentos seguros.

Suporte técnico

O suporte técnico é a área que trabalha com a manutenção de computadores, estrutura de redes e sistemas operacionais.

Desenvolvedor

Os desenvolvedores são os profissionais responsáveis por desenvolver e fazer a manutenção de aplicativos, softwares e sites. De forma geral, existem 3 tipos de desenvolvedores:

Front-end

Um desenvolvedor font-end é aquele que trabalha com a parte visual de um site e desenvolve sua interface gráfica. Para isso, o profissional deve dominar tecnologias, como HTML, JavaScript e CSS.

Back-end

Um desenvolvedor back-ends é aquele que trabalha com o que tem por trás de uma aplicação, seja um site ou um aplicativo, aplicando regras de negócio, cuidando da segurança, da estrutura, do gerenciamento de conteúdo e realizando as atualizações necessárias.

Full-stack

O desenvolvedor full-stack é aquele que trabalha tanto com o front-end, como o back-end. Ou seja, é o profissional que é responsável por todos os problemas e necessidades relacionados a sistemas.

Analista de Dados

Analista de dados, ou cientista de dados, é o profissional responsável por estudar dados de maneira analítica, com a intenção de auxiliar a gestão do negócio a fazer decisões de maneira estratégica.

Seu papel é buscar oportunidades de negócios de acordo com uma análise de dados gerados pela empresa em que trabalha e o mercado em que ela se situa.

Analista de Negócio

Analistas de negócios são os profissionais responsáveis por planejar e gerenciar a implementação de projetos de sistemas de informação e aplicativos.

Para isso, busca entender o comportamento do cliente, fazendo o mapeamento de suas necessidades e verificando possíveis soluções por meio de uma análise de tendências tecnológicas.

DevOps

O termo DevOps consiste na junção dos dois principais papéis desse profissional: desenvolvimento e operação.

Assim, o profissional de DevOps é o responsável por algumas atividades, desde codificação, desenvolvimento de produtos e manutenção até atualização de sistemas, em alguns casos.

Mas, é preciso ir além!

No mercado atual, profissionais com competências técnicas e, ao mesmo tempo, habilidades de gestão estão se destacando cada vez mais, já que se envolvem com a estratégia do negócio.

Quer entender melhor? Veja no próximo tópico o que as empresas esperam dos profissionais de TI atualmente:

O que a TI faz em uma empresa atualmente?

Muito mais do que “fazer uma limpeza no sistema” ou reiniciar a internet, o papel atual de um profissional de TI está cada vez mais relacionado ao planejamento estratégico dos negócios. E isso exige a prática de governança de TI para que as funções sejam cumpridas adequadamente!

De forma simples, governança de TI é a arte de harmonizar e combinar as atividades que a área de tecnologia desenvolve com as necessidades e objetivos estratégicos de uma organização, tornando a TI mais estratégica, ativa no negócio e gerando valor à organização através da tecnologia.

Portanto, além dos conhecimentos sobre a área de atuação, ele também precisa adquirir conhecimentos relacionados à estratégia do negócio. Esses conhecimentos envolvem:

Gestão empresarial

Encontrar e manter a gestão adequada é um desafio permanente, exigindo um equilíbrio entre as habilidades e personalidades dos vários colaboradores na organização.

No setor de tecnologia, o mesmo é válido. Por isso, os profissionais de TI também devem ter bom conhecimento sobre a gestão empresarial do negócio.

Processos

Os processos de uma organização são uma das peças principais de qualquer negócio, pois é por meio deles que os produtos e serviços são entregues aos clientes.

Esses processos podem ser executados por pessoas ou pela tecnologia e possuem início e fim definidos. Além disso, os processos indicam qual atividade deve ser realizada, como e por quem.

Logo, é fundamental que os profissionais de TI estejam alinhados e tenham conhecimento dos processos do negócio.

Cultura organizacional

Cultura organizacional é o conjunto de comportamentos, valores e crenças compartilhados e praticados pela maioria das pessoas de uma organização ou de um setor do negócio.

Portanto, os profissionais de TI também precisam saber trabalhar de acordo com a cultura organizacional do negócio.

Enfim, a partir de profissionais de TI a par desses conhecimentos, o negócio obtém como resultado:

Melhora no desempenho dos serviços de TI;

Quer saber ainda mais sobre a Gestão de TI estratégica?

Assista ao vídeo abaixo!

Em resumo, toda boa TI precisa demonstrar excelência operacional e proatividade para inovação, mas como conciliar as duas coisas no dia a dia e mesmo assim, garantir a qualidade do trabalho realizado?

Para responder essa e outras perguntas nós reunimos um time de especialistas em uma mesa-redonda para debater sobre como estruturar a TI para lidar com a ambidestria entre a Inovação e a Operação.

Clique no banner abaixo e confira o webinar completo!


O que um profissional de TI precisa saber?

Como explicamos, é preciso que um profissional de TI tenha conhecimentos técnicos, bem como habilidades estratégicas. Afinal, sem uma visão estratégica de negócios, tanto o profissional como a empresa ficam defasados.

Portanto, além dos conhecimentos técnicos da área de tecnologia, existem oito habilidades que um profissional de TI precisa ter para garantir esse alinhamento estratégico. Confira no quadro abaixo:

Resumindo, o profissional de TI terá que saber um pouco de tudo, não é?

Por isso, é importante ressaltar o papel da gestão de TI, que trabalha na rotina do time, mediando, orientando e delegando as tarefas, para garantir uma boa performance da equipe, pelo cumprimento das habilidades e prática dos mais variados conhecimentos.

Pensando em possibilitar na estruturação de uma TI de alto nível na sua empresa, a Euax Consulting preparou um e-book exclusivo com o passo a passo para a estruturação do trabalho da TI.

O material é gratuito e você pode acessá-lo clicando no banner abaixo!

ebook estruturação do trabalho da TI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson