Infraestrutura de TI: O que é e como gerenciá-la no seu negócio!

profissional de tecnologia trabalhando em notebook para ilustrar texto de infraestrutura de ti

Última atualização em 22/04/2024

A infraestrutura de TI abrange todos os componentes de hardware e software que permitem que uma organização funcione de forma eficiente e segura, indo desde redes de comunicação e armazenamento de dados até servidores.

Sem uma infraestrutura robusta e confiável, as empresas podem sofrer com tempos de inatividade, vazamento de dados, produtividade reduzida e até mesmo danos à reputação.

Nesse post, você verá:

 

O que é infraestrutura de TI?

A infraestrutura de TI refere-se aos sistemas de hardware, software, instalações e serviços de TI que suportam a execução dos processos de negócios, a fim de tornar o ambiente de trabalho mais ágil e eficiente, garantindo um alinhamento entre a TI e a estratégia do negócio.

Isso significa que a infraestrutura de TI representa todos os componentes tecnológicos (tangíveis e intangíveis) que suportam o funcionamento das operações do negócio, como softwares de trabalho, dispositivos e ferramentas, banco de análise de dados e entre outros.

Assim, o objetivo da infraestrutura de TI é tornar os processos da organização mais ágeis, fazendo com que os resultados gerem mais valor para o cliente.

De modo geral, podemos dizer que toda empresa possui algum tipo de infraestrutura de TI, seja ela tradicional (com instalações locais) ou em cloud (com a infraestrutura em nuvem).

Porém, independentemente do modelo da infraestrutura, é preciso ter clareza de que os seus componentes estão bem alinhados ao planejamento estratégico da organização, para garantir a sua efetividade.

Se o seu objetivo é dar maior prioridade aos processos internos, por exemplo, você pode migrar para a infraestrutura em cloud, ao invés de seguir com instalações locais.

Como funciona a infraestrutura de TI?

A infraestrutura de TI atua como a espinha dorsal do negócio. A combinação de seus componentes e recursos dispõe as organizações o suporte necessário para a execução das atividades e outros benefícios, como:

 

 

  • Agilidade para desenvolver e lançar soluções no mercado;
  • Processos mais fluídos e eficazes;
  • Tomada de decisões assertivas, a partir da análise de dados;
  • Aumento da produtividade e desempenho das equipes;
  • Ambiente de trabalho mais moderno;
  • Melhora na experiência do cliente;
  • Melhora dos resultados entregues.

Quais os componentes da infraestrutura em TI?

Os componentes da infraestrutura de TI são elementos mutualmente dependentes um do outro, isto é, nenhum dos elementos alcança a plena efetividade sozinho, pois eles não possuem todos os recursos necessários para tal. Os 5 componentes da infraestrutura de TI são:

1. Dados

Os dados reúnem elementos individuais ou em massa que quando analisados geram uma informação sobre determinado assunto relevante para a organização. Assim, podemos dizer que os dados são a matéria-prima das informações que circulam pelo negócio.

Essas informações, posteriormente, poderão ser transformadas em conhecimento, auxiliando na tomada de decisões estratégicas.

2. Hardware

O hardware representa os elementos físicos que fazem parte da infraestrutura de TI. Isso engloba:

  • Computadores e desktops;
  • Dispositivos móveis;
  • Estações de trabalho (workstation);
  • Servidores;
  • Supercomputadores;
  • Entre outros.

Os elementos de hardware dão suporte as operações pois tornam possível o controle e a execução de elementos intangíveis, como softwares e sistemas em redes.

Além disso, é pelo hardware que conseguimos fazer conexões com outros dispositivos via cabo, ouvir áudios ou assistir telas etc. A essas conexões chamamos de elementos de entrada e saída.

O seu monitor, por exemplo, é um elemento de hardware que permite a visualização e, consequentemente, a leitura desse texto.

3. Redes

As redes são um conjunto de entidades interligadas que englobam soluções e serviços não aparentes ao usuário final, tais como:

  • Serviços web;
  • Rede de banco de dados;
  • Redes sem fio;
  • Computação em nuvem etc.

4. Software

O software é um componente que está intrinsecamente ligado ao hardware pois, por ser uma solução intangível, o seu pleno funcionamento só é alcançado a partir de uma base de maquinário. Os elementos do software são:

  • Sistemas operacionais;
  • Softwares utilitários;
  • Softwares de aplicações corporativas;
  • Sistemas ligados;
  • Serviços em nuvem;
  • Entre outros.

Dessa forma, os softwares possibilitam ao usuário executar atividades cotidianas com mais agilidade assim como também elimina o excesso de processos manuais.

5. Serviços

Podemos dizer que os serviços são um conjunto dos 4 componentes anteriores. A junção dos elementos citados acima permite ao usuário executar atividades com rapidez e eficácia, melhorar processos, criar operações de trabalho, melhorar os métodos de gestão etc.

Assim, entende-se que serviço é tudo aquilo que agrega valor ao usuário final daquela solução, seja ele um cliente ou colaborador da empresa, pois o objetivo de um serviço é entregar um resultado satisfatório e de alta usabilidade.

6. Armazenamento

Engloba os recursos utilizados para armazenar e gerenciar os dados da organização, incluindo servidores de armazenamento, dispositivos de armazenamento em nuvem, sistemas de gerenciamento de armazenamento, e técnicas de backup e recuperação de dados.

7. Serviços em Nuvem

Cada vez mais comuns, os serviços em nuvem fornecem acesso sob demanda a recursos de computação, armazenamento e aplicativos por meio da Internet. Isso inclui infraestrutura como serviço (IaaS), plataforma como serviço (PaaS) e software como serviço (SaaS).

8. Segurança

É um componente crucial da infraestrutura de TI, envolvendo medidas e tecnologias para proteger os dados, sistemas e redes contra ciberataques, incluindo firewalls, antivírus, detecção de intrusões, criptografia, autenticação e políticas de segurança.

9. Gestão de TI

Inclui processos, políticas e ferramentas para gerenciar eficientemente os recursos de TI, garantindo que eles estejam disponíveis, seguros e em conformidade com as necessidades e objetivos da organização. Isso abrange áreas como gerenciamento de serviços de TI (ITSM), monitoramento de desempenho, gerenciamento de ativos, governança de TI e conformidade regulatória.

Exemplo de infraestrutura de TI

Abaixo listamos os 8 exemplos de infraestrutura de Ti:

1. Servidores físicos

Equipamentos de hardware dedicados para hospedar aplicativos, dados e serviços.

2. Servidores virtuais

Máquinas virtuais que são executadas em um único servidor físico e podem hospedar vários sistemas operacionais e aplicativos.

3. Redes de computadores

Inclui roteadores, switches, firewalls e outros dispositivos de rede para facilitar a comunicação entre computadores e dispositivos.

4. Armazenamento de dados

Sistemas de armazenamento, como arrays de armazenamento, unidades de disco rígido (HDDs) e unidades de estado sólido (SSDs), para armazenar dados de forma segura e acessível.

5. Serviços em nuvem

Plataformas de computação em nuvem, como AWS (Amazon Web Services), Microsoft Azure e Google Cloud Platform, que fornecem recursos de TI sob demanda pela Internet.

6. Virtualização

Tecnologia que permite executar várias máquinas virtuais em um único servidor físico, maximizando a utilização de recursos de hardware.

7. Backup e recuperação de dados

Processo de cópia de dados importantes para um local seguro para prevenir perda de dados e facilitar a recuperação em caso de falha.

8. Segurança da informação

Inclui firewalls, sistemas de detecção de intrusão (IDS), sistemas de prevenção de intrusão (IPS) e outras medidas para proteger os sistemas de TI contra ameaças.

9. Serviços de rede

DNS (Sistema de Nomes de Domínio), DHCP (Protocolo de Configuração Dinâmica de Host), LDAP (Protocolo de Acesso a Diretórios Leves) e outros serviços de rede essenciais.

10. Monitoramento e gerenciamento de sistemas

Ferramentas e sistemas para monitorar o desempenho, a disponibilidade e a integridade dos sistemas de TI, além de facilitar o gerenciamento e a manutenção proativa.

Gerenciamento de infraestrutura de TI: Como funciona?

O gerenciamento da infraestrutura de TI engloba a gestão do funcionamento de todos os 5 componentes dentro do negócio, bem como a sua interação com os funcionários, stakeholders e públicos externos.

Geralmente, esse papel é realizado gerente de projetos de Infraestrutura (IPM) ou pelo Gestor de TI, sendo esse líder responsável por:

  • Monitorar a capacidade e o desempenho da infraestrutura de TI;
  • Realizar e/ou acompanhar atualizações, novas instalações e melhorias;
  • Garantir que a segurança da infraestrutura;
  • Garantir que a experiência está sendo positiva a operação.

Assim, o gestor que está à frente do projeto de infraestrutura de TI deverá verificar se as soluções estão atendendo os interesses da organização, a fim de encontrar as melhoras tecnologias que facilitem o alcance dos objetivos estratégicos do negócio.

Mas, se você está começando como gestor de TI ou tem interesse em conhecer um pouco mais sobre a infraestrutura de TI, no próximo tópico separamos algumas dicas de estudo para você.

O que estudar em infraestrutura de TI?

O ramo da TI é uma área que passa por atualizações constantes. Contudo, se você está buscando ter um conhecimento prévio sobre infraestrutura de TI, você pode estudar sobre:

  • A história da infraestrutura de TI;
  • Principais tendências para os componentes da TI;
  • Cloud computing;
  • Data centers;
  • Outsourcing de TI;
  • Virtualização de servidores, desktops e aplicações;
  • Como gerir e elaborar projetos em TI;
  • Governança de TI e entre outros.

Como escolher as melhores soluções de infraestrutura de TI

Sendo a infraestrutura de TI uma grande aliada para o alcance dos objetivos estratégicos, a escolha de cada um de seus componentes deve ser realizada com bastante cautela. Ao analisar a variedade de soluções disponíveis no mercado, considere optar por aquelas:

  • Que atendem as necessidades da sua operação;
  • Que trarão melhorias significativas para os processos de TI e de trabalho;
  • Que possuem um custo-benefício favorável;
  • De fácil implementação.

Além disso, uma boa prática que pode ser realizada antes da escolha de uma nova solução é realizar uma análise do ambiente em que ela será implantada, a fim de entender se a sua operação está pronta para receber essa nova tecnologia.

Quando se trata da escolha de novos componentes da infraestrutura de TI, o ideal é realizar um diagnóstico de maturidade de TI na sua empresa.

Esse diagnóstico irá te ajudar a entender o quão preparado o seu negócio está pare receber novas ferramentas, bem como avaliar se o setor de TI está tendo uma participação efetiva nas estratégias para o alcance dos objetivos do negócio.

Faça o teste para descobrir em que nível de maturidade a sua TI se encaixa e transforme os processos de TI da sua empresa!

Planejamento estratégico de TI

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