Profissionais de TI: 8 habilidades indispensáveis

Quem trabalha com tecnologia da informação sabe: a profissão requer algumas habilidades essenciais para obter sucesso na carreira. Elas podem ser técnicas, de relacionamento e/ou de liderança. Então, vai além de saber aplicar o conhecimento na prática e se estende também ao comportamento dos profissionais de TI.

Quer saber quais são as 8 habilidades indispensáveis para trabalhar com tecnologia da informação? Vem com a gente que nós vamos te contar!

Habilidades que todos os Profissionais de TI devem ter

1. Foco

Concentração é palavra de ordem quando se trabalha com tecnologia da informação. Não poderia ser diferente, afinal, essa profissão envolve o processamento de dados e a lógica matemática. Por isso, ter foco é uma das habilidades mais admiradas em profissionais de TI. Eliminar as distrações e dar atenção àquilo que é realmente mais importante não é fácil. Mas isso faz toda diferença no resultado do trabalho, que é feito com mais qualidade em menos tempo.

O foco também impacta na produtividade do profissional. Às vezes, uma atividade que poderia ser concluída em um prazo menor acaba demandando mais tempo por conta das distrações. Uma das formas de evitar que isso aconteça é utilizar o Pomodoro. Essa técnica de gerenciamento de tempo consiste em dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, com pequenos intervalos.

Para saber mais sobre o assunto, leia nosso artigo sobre a técnica Pomodoro e entenda como funciona a produtividade em blocos.

2. Atitude

Possuir atitude significa ter vontade de fazer as coisas acontecerem. É ter iniciativa para dar o primeiro passo em um serviço complexo e se colocar à disposição para ouvir e ajudar. Um dos cenários que tem ganhado espaço em áreas de tecnologia da informação é o de equipes multidisciplinares. Dessa forma, ter atitude é crucial para o trabalho em equipe. Por esse motivo essa é uma habilidade tão desejada em profissionais de TI.

A pessoa que tem atitude não tem medo de arriscar ou de ser julgada pelas outras pessoas. Isso não significa falar sem pensar ou ter um pensamento hostil, mas sim ter confiança e maturidade para saber que está preparado para lidar com novos desafios. Ter atitude é ter ação, querer fazer e não ter medo de mudar!

Leia este artigo sobre gestão de pessoas por competências e entenda tudo sobre o CHA (Competência, Habilidade e Atitude).

3. Empreendedorismo

A palavra empreendedorismo está bastante ligada ao enfrentamento dos desafios que aparecem no dia a dia dos profissionais de TI. Significa abrir novos caminhos para tornar possível a concretização dos objetivos da organização. Dessa forma, o profissional de TI deve ser um visionário e estar sempre disposto a descobrir novos assuntos. Isso certamente aumentará a competitividade da empresa e facilitará o trabalho das pessoas.

Os profissionais de TI que têm habilidades em empreendedorismo prezam pela entrega do melhor produto ou serviço para o cliente. Eles não têm medo de arriscar, estão sempre dispostos a aprender novos temas e buscam incansavelmente melhorar o resultado do seu trabalho.

Se interessou por esse tópico? Descubra como incentivar o intraempreendedorismo na sua empresa.

4. Criatividade

Resolver problemas faz parte do cotidiano dos profissionais de TI. Por isso, eles precisam de criatividade para pensar em soluções inovadoras, que deem conta de atender com sucesso as demandas que chegam todos os dias na área de TI. Vale ressaltar que a própria tecnologia da informação só existe por conta da criatividade das pessoas. Para que ela continue evoluindo é necessário que os profissionais desenvolvam ainda mais essa habilidade.

Com criatividade é possível enxergar um problema de diversas perspectivas, explorar pontos que ninguém conseguiu enxergar até então e conferir novos significados a algo já existente. Isso está intimamente ligado à originalidade, pensar diferente e fora de caixinhas.

Leia este artigo e entenda como a técnica de brainstorming pode ajudar na geração de novas ideias!profissionais de ti

5. Comunicação

A maior parte do trabalho da área de tecnologia da informação é realizado em equipe. Assim, os profissionais de TI precisam saber se comunicar muito bem uns com os outros. Além disso, como a TI é uma área prestadora de serviços, essa habilidade também é fundamental para entender os pedidos dos clientes. Caso contrário, essa relação entre profissionais acaba se tornando “conversa de louco”, como diz o jargão popular.

Desenvolver a comunicação é uma tarefa que requer prática. Vai muito além de apenas escrever: é preciso se certificar de que a mensagem enviada poderá ser compreendida de uma única forma pelo receptor. Isso ajuda a evitar ambiguidades, compreensões equivocadas e, consequentemente, possíveis retrabalhos.

Para se aprofundar neste tópico, leia este artigo e entenda por que o engajamento dos colaboradores depende da comunicação no ambiente de trabalho.

6. Curiosidade

Um bom profissional de TI precisa ser curioso! Essa característica é essencial para buscar novos recursos e experimentar inovações. Afinal, a tecnologia da informação está em constante aperfeiçoamento e possui ciclos muito rápidos de mudanças. Então, se atualizar é fundamental. Mais do que isso, é preciso fazer com que as novidades sejam úteis ao negócio e proporcionem a elevação de performance organizacional.

Para manter a curiosidade sempre aguçada você pode ir a congressos e palestras, participar de workshops e grupos de discussão, ler artigos, fazer cursos, assistir a webinars, entre outros. Inclusive, no site da Euax você pode encontrar muitos conteúdos para se atualizar.

7. Gestão de Projetos

Uma boa parte dos trabalhos em tecnologia da informação são projetos, isto é, possuem começo, meio e fim. Por isso, ter habilidade com gestão de projetos pode ser muito interessante para facilitar a vida dos profissionais de TI. Com essa habilidade será muito mais fácil entender o andamento dos projetos e se organizar para entregar tudo aquilo que foi definido no escopo. Consequentemente, a satisfação dos clientes também aumentará.

Desenvolver a habilidade com gestão de projetos requer um conhecimento prévio sobre o assunto. Uma vez que você aprenda a utilizar esse conhecimento na prática, certamente vai notar uma evolução na sua carreira: você lidará melhor com imprevistos, terá noções de gerenciamento de riscos e conseguirá tomar decisões com mais agilidade.

Quer saber mais? Separamos um artigo para que você compreenda como a gestão de projetos pode ajudar na gestão de equipes.

8. Experiência do Usuário

A preocupação com a experiência do usuário (User Experience ou UX) tem aumentado cada vez mais nos últimos anos. O UX é o modo como um usuário reage a determinado produto. Isso envolve como ele se sentiu ao interagir com o produto e quais os benefícios e limitações ele encontrou. Por exemplo: o usuário pode achar um determinado site muito bonito, mas pouco prático. Essa foi a experiência dele.

Portanto, os profissionais de TI precisam estar ligados nesse assunto e saber utilizar esse conhecimento na prática para proporcionar uma melhor experiência aos usuários. Conseguir se colocar no lugar de outra pessoa e construir uma solução tecnológica baseada nessas necessidades é mais uma das habilidades indispensáveis aos profissionais de TI.

Conclusão

Conseguiu identificar algumas dessas habilidades em si mesmo? Queremos te ajudar a ser o melhor profissional que você pode ser. Por isso preparamos um conteúdo gratuito e exclusivo para você. Assista ao webinar gratuito sobre transformação digital e entenda como a área de TI onde você trabalha pode contribuir na performance da organização!

Papel da TI na Transformação Digital

 

Rafael Correa

Sócio diretor da Euax, graduado em Economia pela Univille, possui mais de 16 anos de experiência em projetos de desenvolvimento e implantação de software. É certificado PMP, ITIL Foundation e Lean IT.

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