Gestão de processos: o que é e qual a importância para o sucesso do seu negócio

Gestão de processos o que é quais os benefícios e como implantar na sua organização

Última atualização em 29/02/2024

A gestão de processos é um conjunto de práticas que busca aperfeiçoar os processos organizacionais, ajudando a empresa a atingir seus objetivos com sucesso.

Afinal, ter processos claros, bem definidos  e alinhados aos objetivos estratégicos da empresa é a chave para aproveitar ao máximo os recursos da organização.

Assim, também é possível aumentar o desempenho do negócio e promover a melhoria contínua dos processos.

Quer saber mais sobre gestão de processos, seus benefícios e como implantar na sua organização?

Vamos lá?

O que é gestão de processos?

A gestão de processos é uma abordagem organizacional que busca aprimorar produtos, serviços e fluxos de trabalho de maneira contínua.

Por meio da análise, organização e monitoramento dos processos, os líderes conseguem elevar o desempenho e obter melhores resultados.

É importante destacar que a gestão de processos não é uma metodologia em si, mas sim uma disciplina gerencial que faz parte do framework de gestão de processos, conhecido como BPM.

Benefícios da gestão de processos

Imagem com os Benefícios de gestão de processos
8 benefícios da gestão de processos

A gestão de processos oferece uma série de benefícios significativos para as organizações. Ao adotar práticas eficazes de gestão de processos, as empresas podem:

  1. Redução de custos e tempo: Otimizar os processos permite à empresa aproveitar melhor seus recursos.
  2. Melhora na produtividade e qualidade: Fortalecer os processos resulta no aumento da produtividade e qualidade dos produtos, serviços e atividades da organização.
  3. Melhora na entrega ao cliente: Processos bem gerenciados garantem que os produtos ou serviços sejam entregues de forma eficiente e com qualidade.
  4. Aumento da competitividade: Empresas que adotam a gestão de processos têm uma vantagem competitiva no mercado.

Além disso, a gestão de processos proporciona mais conhecimento do negócio, busca pela melhoria contínua, visão analítica e macro do negócio, mensuração dos resultados, sinergia entre equipes e redução de custos operacionais.

O que é BPM?

O Business Process Management (BPM) é um conjunto de práticas administrativas que visa aprimorar o desempenho dos processos organizacionais.

Não se trata de uma metodologia, mas sim uma disciplina gerencial que busca atender às expectativas dos clientes e assim, alcançar objetivos estratégicos.

Muitas empresas adotam o sistema BPMS, uma vertente tecnológica do BPM, para transformar e automatizar os processos de ponta a ponta. Isso resulta em:

  • Agilidade;
  • Eficiência;
  • Aceleração dos resultados.

A relação entre BPM e gestão de processos é clara: o BPM é uma abordagem que ajuda a impulsionar a gestão de processos dentro das organizações.

Agora que você compreende o que é BPM, é importante entender a importância da gestão de processos.

Qual a importância da gestão de processos?

A gestão de processos traz mais clareza para o trabalho, pois analisa-se toda a operação de ponta a ponta. Assim, ela é importante para que a empresa tenha processos claros e definidos, melhorando seu desempenho.

Mas como funciona na gestão de processos?

Assista o vídeo abaixo para entender um pouco mais sobre a importância de gerenciar processos de ponta a ponta, fugindo da gestão departamental: 

Agora que você já conhece a importância dessa disciplina gerencial, é fundamental entender suas principais práticas. Veja:

6 práticas da gestão de processos

A gestão de processos é dividida em 6 práticas fundamentais para a sua execução. Conheça cada uma delas:

Práticas de gestão de processos
6 práticas fundamentais da gestão de processos

1. Arquitetura de processos

A arquitetura de processos é uma prática utilizada para obter uma visão sistêmica dos processos do negócio. Nessa prática, se analisa o encadeamento de processos e como isso contribui para o alcance dos objetivos estratégicos.

Desse modo, é possível:

    • Alinhar os processos da organização à estratégia;
    • Otimizar rotinas de trabalho;
    • Otimizar o tempo;
    • Identificar possíveis problemas nos processos;
    • Identificar processos que podem ser automatizados.

2. Mapeamento de processos

O mapeamento de processos consiste na identificação da sequência lógica das atividades e elementos operacionais de um processo.

Essa prática permite a localização de lacunas na operação que podem estar impactando a produtividade.

Além disso, o mapeamento de processos visa esclarecer o objetivo do processo, os responsáveis envolvidos e os recursos necessários para a sua execução.

Existem várias técnicas que podem ser utilizadas no mapeamento de processos, entre elas encontram-se:

  • Entrevistas;
  • Questionários;
  • Análise documental;
  • Coleta de evidências.

O conjunto de técnicas mais adequado pode variar dependendo do tipo do processo, da cultura da organização e do tempo disponível para o projeto.

3. Padronização de processos

A padronização de processos é utilizada para desenvolver um padrão de trabalho a ser seguido por todos os colaboradores.

Essa padronização garante que o trabalho será executado da melhor forma, uniformizando os resultados. Assim, é possível desenvolver produtos e serviços de alta qualidade, reduzindo o tempo de entrega.

4. Modelagem de processos

A modelagem de processos é a representação dos processos de negócio de uma organização, com o objetivo de transformar, documentar ou automatizar os processos.

Essa prática possibilita a diagramação lógica das atividades, mostrando de forma simples como o trabalho é ou deve ser feito em uma organização. Além disso, possui outros benefícios como:

  • Promove uma visão compartilhada do processo;
  • Melhora a comunicação entre as pessoas;
  • Auxilia no desenvolvimento e treinamento dos colaboradores.

5. Transformação de processos

Transformar processos é a realizar mudanças a fim de melhorar o desempenho do negócio. O objetivo dessa prática é agregar mais valor ao cliente e a organização.

Existem vários níveis de transformação de processos, que variam conforme a intensidade das mudanças que serão realizadas, entre eles encontram-se:

  • Melhoria de processos: pequenos ajustes graduais para melhorar o desempenho nas operações;
  • Redesenho de processos: as melhorias são feitas com base nos projetos já existentes e é proposta uma visão integral das atividades;
  • Reengenharia de processos: transformação radical de processos, em que o processo é mapeado a partir do zero;
  • Mudança de paradigma: serve para posicionar o negócio como a única opção do mercado, alterando o core business.

6. Controle de processos

O controle de processos tem como objetivo analisar e gerenciar os processos da organização, acompanhando a performance por meio de indicadores operacionais.

Caso os indicadores não estejam dentro das metas estipuladas, novas transformações nos processos devem ser iniciadas, buscando adequá-los aos objetivos desejados.

Alguns benefícios do controle de processos são:

  • Esclarece responsabilidades e papéis;
  • Padroniza atividades e resultados;
  • Possibilita maior agilidade;
  • Melhora os resultados.

Descubra como está a saúde da gestão de processos da sua empresa!

As boas práticas de BPM começaram a ganhar força no mercado a partir dos anos 2000. De lá para cá, muitas organizações vêm modificando a forma como fazem gestão de processos, inclusive no Brasil.

Porém, apesar das conquistas, ainda existem muitos desafios pela frente!

Durante dois anos, realizamos uma extensa pesquisa, coletando, selecionando e visualizando os dados de mais de 300 organizações brasileiras.

Com o auxílio de nossos consultores especializados em gestão de processos, interpretamos esses dados e elaboramos comentários reveladores sobre os números apresentados.

Quer entender como está a saúde da gestão de processos da sua empresa em relação às demais empresas brasileiras?

Então acesse nosso estudo e tenha acesso aos resultados da nossa pesquisa e dicas do nosso consultor especialista gratuitamente!

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1 thought on “Gestão de processos: o que é e qual a importância para o sucesso do seu negócio

  1. Bom dia!
    Primeiramente, meus parabéns pelo conteúdo acima, realmente algo muito bom, sendo que o mesmo veio ao encontro das minhas necessidades.
    Por gentileza, poderia me disponibilizar o conteúdo mensurado, em PDF, assim sendo ficarei imensamente grato.

    Um forte abraço.

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