Gestão de processos: o que é e qual a importância para o sucesso do seu negócio

Gestão de processos o que é quais os benefícios e como implantar na sua organização

Última atualização em 18/08/2023

A gestão de processos é um conjunto de práticas que busca aperfeiçoar os processos organizacionais, ajudando a empresa a atingir seus objetivos com sucesso.

Afinal, ter processos claros, bem definidos  e alinhados aos objetivos estratégicos da empresa é a chave para aproveitar ao máximo os recursos da organização.

Assim, também é possível aumentar o desempenho do negócio e promover a melhoria contínua dos processos.

Quer saber mais sobre gestão de processos, seus benefícios e como implantar na sua organização?

Vamos lá?

O que é gestão de processos?

A gestão de processos é uma abordagem organizacional que busca aprimorar produtos, serviços e fluxos de trabalho de maneira contínua.

Por meio da análise, organização e monitoramento dos processos, os líderes conseguem elevar o desempenho e obter melhores resultados.

É importante destacar que a gestão de processos não é uma metodologia em si, mas sim uma disciplina gerencial que faz parte do framework de gestão de processos, conhecido como BPM.

Entenda mais sobre o BPM

O que é BPM?

O Business Process Management (BPM) é um conjunto de práticas administrativas que visa aprimorar o desempenho dos processos organizacionais.

Não se trata de uma metodologia, mas sim uma disciplina gerencial que busca atender às expectativas dos clientes e assim, alcançar objetivos estratégicos.

Muitas empresas adotam o sistema BPMS, uma vertente tecnológica do BPM, para transformar e automatizar os processos de ponta a ponta. Isso resulta em:

  • Agilidade;
  • Eficiência;
  • Aceleração dos resultados.

A relação entre BPM e gestão de processos é clara: o BPM é uma abordagem que ajuda a impulsionar a gestão de processos dentro das organizações.

Agora que você compreende o que é BPM, é importante entender a importância da gestão de processos.

Qual a importância da gestão de processos?

A gestão de processos traz mais clareza para o trabalho, pois analisa-se toda a operação de ponta a ponta. Assim, ela é importante para que a empresa tenha processos claros e definidos, melhorando seu desempenho.

Mas como funciona na gestão de processos?

Assista o vídeo abaixo para entender um pouco mais sobre a importância de gerenciar processos de ponta a ponta, fugindo da gestão departamental: 

Além disso, a gestão de processos traz outros benefícios, como:

Benefícios de gestão de processos

Agora que você já conhece a importância dessa disciplina gerencial, é fundamental entender suas principais práticas. Veja:

6 práticas da gestão de processos

A gestão de processos é dividida em 6 práticas fundamentais para a sua execução. Conheça cada uma delas:

Práticas de gestão de processos

1. Arquitetura de processos

A arquitetura de processos é uma prática utilizada para obter uma visão sistêmica dos processos do negócio. Nessa prática, se analisa o encadeamento de processos e como isso contribui para o alcance dos objetivos estratégicos.

Desse modo, é possível:

    • Alinhar os processos da organização à estratégia;
    • Otimizar rotinas de trabalho;
    • Otimizar o tempo;
    • Identificar possíveis problemas nos processos;
    • Identificar processos que podem ser automatizados.

2. Mapeamento de processos

O mapeamento de processos consiste na identificação da sequência lógica das atividades e elementos operacionais de um processo.

Essa prática permite a localização de lacunas na operação que podem estar impactando a produtividade.

Além disso, o mapeamento de processos visa esclarecer o objetivo do processo, os responsáveis envolvidos e os recursos necessários para a sua execução.

Existem várias técnicas que podem ser utilizadas no mapeamento de processos, entre elas encontram-se:

  • Entrevistas;
  • Questionários;
  • Análise documental;
  • Coleta de evidências.

O conjunto de técnicas mais adequado pode variar dependendo do tipo do processo, da cultura da organização e do tempo disponível para o projeto.

3. Padronização de processos

A padronização de processos é utilizada para desenvolver um padrão de trabalho a ser seguido por todos os colaboradores.

Essa padronização garante que o trabalho será executado da melhor forma, uniformizando os resultados. Assim, é possível desenvolver produtos e serviços de alta qualidade, reduzindo o tempo de entrega.

4. Modelagem de processos

A modelagem de processos é a representação dos processos de negócio de uma organização, com o objetivo de transformar, documentar ou automatizar os processos.

Essa prática possibilita a diagramação lógica das atividades, mostrando de forma simples como o trabalho é ou deve ser feito em uma organização. Além disso, possui outros benefícios como:

  • Promove uma visão compartilhada do processo;
  • Melhora a comunicação entre as pessoas;
  • Auxilia no desenvolvimento e treinamento dos colaboradores.

5. Transformação de processos

Transformar processos é a realizar mudanças a fim de melhorar o desempenho do negócio. O objetivo dessa prática é agregar mais valor ao cliente e a organização.

Existem vários níveis de transformação de processos, que variam conforme a intensidade das mudanças que serão realizadas, entre eles encontram-se:

  • Melhoria de processos: pequenos ajustes graduais para melhorar o desempenho nas operações;
  • Redesenho de processos: as melhorias são feitas com base nos projetos já existentes e é proposta uma visão integral das atividades;
  • Reengenharia de processos: transformação radical de processos, em que o processo é mapeado a partir do zero;
  • Mudança de paradigma: serve para posicionar o negócio como a única opção do mercado, alterando o core business.

6. Controle de processos

O controle de processos tem como objetivo analisar e gerenciar os processos da organização, acompanhando a performance por meio de indicadores operacionais.

Caso os indicadores não estejam dentro das metas estipuladas, novas transformações nos processos devem ser iniciadas, buscando adequá-los aos objetivos desejados.

Alguns benefícios do controle de processos são:

  • Esclarece responsabilidades e papéis;
  • Padroniza atividades e resultados;
  • Possibilita maior agilidade;
  • Melhora os resultados.

Descubra como está a saúde da gestão de processos da sua empresa!

As boas práticas de BPM começaram a ganhar força no mercado a partir dos anos 2000. De lá para cá, muitas organizações vêm modificando a forma como fazem gestão de processos, inclusive no Brasil.

Porém, apesar das conquistas, ainda existem muitos desafios pela frente!

Durante dois anos, realizamos uma extensa pesquisa, coletando, selecionando e visualizando os dados de mais de 300 organizações brasileiras.

Com o auxílio de nossos consultores especializados em gestão de processos, interpretamos esses dados e elaboramos comentários reveladores sobre os números apresentados.

Quer entender como está a saúde da gestão de processos da sua empresa em relação às demais empresas brasileiras?

Então acesse nosso estudo e tenha acesso aos resultados da nossa pesquisa e dicas do nosso consultor especialista gratuitamente!

Panorama Gestão de Projetos 2021 2022

1 thought on “Gestão de processos: o que é e qual a importância para o sucesso do seu negócio

  1. Bom dia!
    Primeiramente, meus parabéns pelo conteúdo acima, realmente algo muito bom, sendo que o mesmo veio ao encontro das minhas necessidades.
    Por gentileza, poderia me disponibilizar o conteúdo mensurado, em PDF, assim sendo ficarei imensamente grato.

    Um forte abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson