Gerente de processos: entenda o papel desse profissional e como contratar

gerente de processos

Última atualização em 23/08/2023

Imagine que você fez uma compra online e está ansioso pela chegada do produto. Entre o momento de emissão do pedido até a entrega, existem vários processos que precisam estar alinhados para garantir o resultado esperado. Se não estiverem, será difícil assegurar que a entrega será satisfatória.

Processos bem desenhados agregam atividades, tecnologias e forças de trabalho que, além de atingir o resultado, agregam valor ao cliente.

Para isso, é preciso alinhar habilidades e técnicas que garantam o sucesso da operação: é aqui que entra a figura do gerente de processos!

Quer saber como esse profissional pode ajudar o seu negócio? Siga com a leitura e descubra a importância de ter um gerente de processos na sua empresa!

O que faz um gerente de processos?

O gerente de processos é responsável por medir, controlar, monitorar e planejar os processos que garantam o sucesso do negócio. Esse profissional gerencia orçamentos, cronogramas, instalações, relacionamentos e todos os pontos que estão relacionados à eficiência da entrega.

É o gerente de processos quem garante que a empresa irá atuar de maneira interfuncional, com foco no sucesso da core business e na geração de valor para o cliente.

Dessa forma, com base no Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM – Business Process Management) o gerente de processos proporciona uma melhoria contínua para a empresa, ajudando no crescimento do core business.

Confira abaixo algumas responsabilidades do gerente de processos:

O que faz um Gerente de processos

1. Garante a funcionalidade dos 4Ps do processo

O BPM CBOK® classifica esse trabalho em quatro partes: ponta a ponta (do pedido ao resultado), pessoas (departamentos e equipes), plataforma (recursos tecnológicos) e performance (avaliação do resultado global do processo).

Para saber mais sobre os 4Ps do processo e como utilizá-los, leia o material completo sobre gestão de processos.

2. Aumenta a performance e eficiência das equipes diante os processos

O gerente de processos possui uma visão sistêmica da organização, entendendo quais são os processos, etapas ou atividades que geram mais valor à empresa.

3. Monitora os indicadores de desempenho

Esse profissional está focado em avaliar qual o desempenho dos processos da empresa. Assim, ele consegue visualizar onde estão os problemas ou dificuldades.

4. Gerencia o fluxograma de processos

O fluxograma de processos é uma representação gráfica que ajuda a compreender os passos de execução de um trabalho. O gerente de processos é responsável por analisar e otimizar esse fluxo, a fim de trazer melhorias.

5. Reforça a cultura organizacional e os propósitos da organização

O gerente de processos deve sempre reafirmar com os colaboradores a importância que realizar processos da maneira correta auxilia na consolidação da cultura organizacional e do propósito da empresa.

Características de um bom gerente de processos

  • Conhecimento em metodologias de gerenciamento de processos de negócios;
  • Capacidade de gerenciar, capacitar e inspirar equipes;
  • Capacidade de transformar processos;
  • Gerenciamento de riscos;
  • Capacidade de criar práticas de negócio mais sólidas.

Onde trabalha um gerente de processos?

O gerente de processos é o profissional responsável por organizar o trabalho de modo que ao fim ele entregue o que o cliente realmente deseja. Por isso, este profissional costuma estar alocado nas seguintes áreas:

  • Escritório de processos;
  • Líder de equipes;
  • Setor de qualidade;
  • Mas, independentemente da área, o gerente de processos atua como agente de transformação dentro da empresa.

O foco de atenção não está voltado ao trabalho que será executado (isso é função do gerente de projetos), mas sim em como será feito e qual impacto irá gerar sob os clientes.

Pode não confundir o papel do gerente de processos com o gerente de projetos, leia o material: O que faz um gerente de projetos? e descubra as diferenças!

Benefícios em contratar um gerente de processos

  • Redução de riscos;
  • Aumento da produtividade;
  • Foco total no Core Business;
  • Crescimento sustentável;
  • Maturidade na gestão dos processos.

Já se perguntou com qual nível de maturidade a sua empresa realiza a gestão dos processos? Faça o Diagnóstico de Maturidade em Gestão de Processos para entender qual o direcionamento ideal para a gestão de processos do seu negócio.

Quando contratar um gerente de projetos?

Problemas com o fluxo de trabalho

Se você está com dificuldade em criar uma sequência lógica de atividades para o seu fluxo de trabalho, considere contratar um gerente de processos. Ele irá realizar um mapeamento de processos, orientando como a sua empresa pode realizar entregas da melhor forma.

Atrasos na entrega e excesso de retrabalhos

Se a sua equipe está com dificuldades em realizar as atividades, gerando muito retrabalhos e atrasos, pode ser que o problema esteja no escopo dos processos. Para te auxiliar, o gerente de projetos irá criar um plano de gerenciamento e definir quais etapas que farão parte daquele fluxo.

Equipe míope sobre o assunto

Já se perguntou se o seu escritório de processos está sobrecarregado? A contratação de um gerente de processos externo pode trazer uma visão imparcial sobre assunto, identificando erros com mais facilidade e apontando as melhores soluções.

Contratação x Outsourcing

Há duas formas de contratar um gerente de processos. São elas:

  • Contratação efetiva
  • Outsourcing

A contratação efetiva refere-se a alocar internamente esse profissional na sua empresa. Esse modelo requer um recrutamento e seleção apurados, pois será preciso escolher um novo colaborador que tenha todas as soft skills necessárias para a função.

Por outro lado, o outsourcing está relacionado à terceirização de um serviço. Ou seja, a empresa aloca um profissional terceirizado com qualificação para realizar determinado serviço.

Porém, para ambas as formas é preciso elaborar um processo de onboarding que integre o novo profissional na cultura organizacional da empresa, alinhando-o com o propósito.

Outsourcing como terceirizar para focar no Core Business webinar


Se a sua empresa ainda está começando no universo da gestão de processos, o ideal é contratar antes uma consultoria de gestão de processos. Ela não só vai ajudar a sua empresa a estruturar a gestão, como também pode oferecer alocação de profissionais (outsourcing). Veja:

A importância da consultoria e outsourcing de gestão de processos

Contratar uma consultoria de processos é uma solução para você aperfeiçoar a gestão de processos da sua empresa, principalmente se você está com problemas de performance.

A consultoria entrega profissionais capacitados e com ampla experiência no mercado que irão te ajudar a aumentar o desempenho dos processos, a partir de uma visão ponta a ponta.

Antes de sair em busca de uma consultoria de processos no mercado, verifique se a empresa:

  • Tem um histórico de atuação no mercado;
  • Possui o know-how necessário para realizar o serviço;
  • Tem cases de sucesso na área;
  • É referência em entregar trabalhos de alta performance.

Conte com a gente!

Com mais de uma década de experiência no mercado, a Euax é especialista em Gestão de Processos (BPM) e irá ajudar você a aumentar a performance dos processos!

Contamos com um time capacitado de consultores que estão voltados a transformar os processos e garantir a melhoria contínua. Se for o caso, também oferecemos alocação de profissionais (outsourcing de gerente de processos).

Confira nossa página sobre consultoria em gestão de processos (BPM) para saber mais!

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