Última atualização em 22/10/2024
Imagine que você fez uma compra online e está ansioso pela chegada do produto. Entre o momento de emissão do pedido até a entrega, existem vários processos que precisam estar alinhados para garantir o resultado esperado. Se não estiverem, será difícil assegurar que a entrega será satisfatória.
Processos bem desenhados agregam atividades, tecnologias e forças de trabalho que, além de atingir o resultado, agregam valor ao cliente.
Para isso, é preciso alinhar habilidades e técnicas que garantam o sucesso da operação: é aqui que entra a figura do gerente de processos!
Quer saber como esse profissional pode ajudar o seu negócio? Siga com a leitura e descubra a importância de ter um gerente de processos na sua empresa!
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O que faz um gerente de processos?
O gerente de processos é responsável por medir, controlar, monitorar e planejar os processos que garantam o sucesso do negócio. Esse profissional gerencia orçamentos, cronogramas, instalações, relacionamentos e todos os pontos que estão relacionados à eficiência da entrega.
É o gerente de processos quem garante que a empresa irá atuar de maneira interfuncional, com foco no sucesso da core business e na geração de valor para o cliente.
Dessa forma, com base no Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM – Business Process Management) o gerente de processos proporciona uma melhoria contínua para a empresa, ajudando no crescimento do core business.
Confira abaixo algumas responsabilidades do gerente de processos:
1. Garante a funcionalidade dos 4Ps do processo
O BPM CBOK® classifica esse trabalho em quatro partes: ponta a ponta (do pedido ao resultado), pessoas (departamentos e equipes), plataforma (recursos tecnológicos) e performance (avaliação do resultado global do processo).
Para saber mais sobre os 4Ps do processo e como utilizá-los, leia o material completo sobre gestão de processos.
2. Aumenta a performance e eficiência das equipes diante os processos
O gerente de processos possui uma visão sistêmica da organização, entendendo quais são os processos, etapas ou atividades que geram mais valor à empresa.
3. Monitora os indicadores de desempenho
Esse profissional está focado em avaliar qual o desempenho dos processos da empresa. Assim, ele consegue visualizar onde estão os problemas ou dificuldades.
4. Gerencia o fluxograma de processos
O fluxograma de processos é uma representação gráfica que ajuda a compreender os passos de execução de um trabalho. O gerente de processos é responsável por analisar e otimizar esse fluxo, a fim de trazer melhorias.
5. Reforça a cultura organizacional e os propósitos da organização
O gerente de processos deve sempre reafirmar com os colaboradores a importância que realizar processos da maneira correta auxilia na consolidação da cultura organizacional e do propósito da empresa.
Leia também o post sobre como fazer o controle de processos
Características de um bom gerente de processos
- Conhecimento em metodologias de gerenciamento de processos de negócios;
- Capacidade de gerenciar, capacitar e inspirar equipes;
- Capacidade de transformar processos;
- Gerenciamento de riscos;
- Capacidade de criar práticas de negócio mais sólidas.
Onde trabalha um gerente de processos?
O gerente de processos é o profissional responsável por organizar o trabalho de modo que ao fim ele entregue o que o cliente realmente deseja. Por isso, este profissional costuma estar alocado nas seguintes áreas:
- Escritório de processos;
- Líder de equipes;
- Setor de qualidade;
- Mas, independentemente da área, o gerente de processos atua como agente de transformação dentro da empresa.
O foco de atenção não está voltado ao trabalho que será executado (isso é função do gerente de projetos), mas sim em como será feito e qual impacto irá gerar sob os clientes.
Pode não confundir o papel do gerente de processos com o gerente de projetos, leia o material: O que faz um gerente de projetos? e descubra as diferenças!
Benefícios em contratar um gerente de processos
- Redução de riscos;
- Aumento da produtividade;
- Foco total no Core Business;
- Crescimento sustentável;
- Maturidade na gestão dos processos.
Quando contratar um gerente de projetos?
Problemas com o fluxo de trabalho
Se você está com dificuldade em criar uma sequência lógica de atividades para o seu fluxo de trabalho, considere contratar um gerente de processos. Ele irá realizar um mapeamento de processos, orientando como a sua empresa pode realizar entregas da melhor forma.
Atrasos na entrega e excesso de retrabalhos
Se a sua equipe está com dificuldades em realizar as atividades, gerando muito retrabalhos e atrasos, pode ser que o problema esteja no escopo dos processos. Para te auxiliar, o gerente de projetos irá criar um plano de gerenciamento e definir quais etapas que farão parte daquele fluxo.
Equipe míope sobre o assunto
Já se perguntou se o seu escritório de processos está sobrecarregado? A contratação de um gerente de processos externo pode trazer uma visão imparcial sobre assunto, identificando erros com mais facilidade e apontando as melhores soluções.
Contratação x Outsourcing
Há duas formas de contratar um gerente de processos. São elas:
- Contratação efetiva
- Outsourcing
A contratação efetiva refere-se a alocar internamente esse profissional na sua empresa. Esse modelo requer um recrutamento e seleção apurados, pois será preciso escolher um novo colaborador que tenha todas as soft skills necessárias para a função.
Por outro lado, o outsourcing está relacionado à terceirização de um serviço. Ou seja, a empresa aloca um profissional terceirizado com qualificação para realizar determinado serviço.
Porém, para ambas as formas é preciso elaborar um processo de onboarding que integre o novo profissional na cultura organizacional da empresa, alinhando-o com o propósito.
Se a sua empresa ainda está começando no universo da gestão de processos, o ideal é contratar antes uma consultoria de gestão de processos. Ela não só vai ajudar a sua empresa a estruturar a gestão, como também pode oferecer alocação de profissionais (outsourcing). Veja:
A importância da consultoria e outsourcing de gestão de processos
Contratar uma consultoria de processos é uma solução para você aperfeiçoar a gestão de processos da sua empresa, principalmente se você está com problemas de performance.
A consultoria entrega profissionais capacitados e com ampla experiência no mercado que irão te ajudar a aumentar o desempenho dos processos, a partir de uma visão ponta a ponta.
Antes de sair em busca de uma consultoria de processos no mercado, verifique se a empresa:
- Tem um histórico de atuação no mercado;
- Possui o know-how necessário para realizar o serviço;
- Tem cases de sucesso na área;
- É referência em entregar trabalhos de alta performance.
Conte com a gente!
Com mais de uma década de experiência no mercado, a Euax é especialista em Gestão de Processos (BPM) e irá ajudar você a aumentar a performance dos processos!
Contamos com um time capacitado de consultores que estão voltados a transformar os processos e garantir a melhoria contínua. Se for o caso, também oferecemos alocação de profissionais (outsourcing de gerente de processos).
Confira nossa página sobre consultoria em gestão de processos (BPM) para saber mais!
Sócio consultor da EUAX, bacharel em Ciências da Computação, mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC. Possui mais de 16 anos de experiência em projetos de inovação e atua como professor de graduação e pós-graduação da área de inovação.