O que é Outsourcing de TI: 7 vantagens de contratar o serviço na sua empresa

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Cada vez mais os gestores têm percebido a importância de ter sempre à disposição uma equipe de TI com profissionais eficientes e capacitados. Como nem sempre é fácil contratar esses profissionais diretamente, popularizaram-se as empresas de outsourcing de TI, que contam com profissionais especializados prontos para resolver (ou evitar) qualquer problema.

“Outsourcing” é um termo em inglês que significa terceirização. Dessa forma, outsourcing de TI representa a contratação de uma empresa externa especializada em serviços da Tecnologia da Informação. Essa empresa contratada pode ficar encarregada pela gestão da TI, controle e manutenção dos sistemas de informação, instalação de rede e dispositivos, fornecimento de profissionais especializados e muito mais.

Quer saber tudo sobre esse serviço? Então continue conosco para descobrir:


Preparado? Então vamos ao primeiro tópico!

O que é outsourcing de TI

Ter um profissional especializado em cada aspecto da TI é praticamente impossível. Isso porque, no mundo da TI, é preciso manter-se atualizado a todo momento, já que as modernizações são constantes e os custos para fazer isso acontecer acabam sendo inviáveis. Por isso o outsourcing de TI acaba sendo procurado por muitas empresas.

Como explicamos antes, por meio da terceirização do serviço também é possível otimizar algumas operações da organização e economizar recursos, que seriam investidos para manter uma equipe de TI própria dentro da empresa. Ao terceirizar os serviços do departamento de tecnologia, as equipes internas da organização podem focar melhor em outras demandas e potencializar seu desempenho.

Quais os benefícios de contratar outsourcing de TI

Redução de custos

Uma das principais dores de cabeça dos gerentes de TI é arcar com os custos de manutenção, capacitação dos colaboradoresinfraestrutura e assim por diante. Através da terceirização, todos esses gastos podem ser substituídos pela contratação de uma empresa de outsourcing de TI.

Mesmo que todos estes custos já estejam embutidos no preço do serviço, a solução é mais rentável financeiramente falando, do que manter uma equipe interna, pois entende-se que os custos são compartilhados entre todas as outras empresas que contratam o serviço.

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Ter garantia sobre os serviços prestados

Como os serviços de um outsourcing de TI são contratados por meio de um Acordo de Nível de Serviço (SLA), a empresa contratada compromete-se a cumprir com os requisitos estabelecidos pela empresa que a contratou, garantindo que o cliente receba exatamente aquilo que contratou — nem mais, nem menos. Quando o responsável pelos serviços de TI é da própria empresa, pode ser mais difícil ter esse tipo de controle. Mas, no outsourcing, esse detalhamento é fundamental.

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Isso diferencia um pouco o outsourcing de uma terceirização comum. Mesmo que os conceitos sejam parecidos, a forma de avaliação do serviço é um pouco diferente. Na terceirização, a avaliação é feita por meio dos profissionais e das ferramentas alocadas, e no outsourcing de TI especificamente a avaliação é feita pela análise do SLA, documento que especifica todos os requisitos tangíveis que o serviço deve cumprir.

Profissionais especializados em cada área

Ao invés de investir grandes quantias na capacitação da equipe interna, o outsourcing de TI vem como uma solução pronta para que o gestor tenha à disposição profissionais especializados em cada área da TIpor um preço reduzido.

É a empresa de outsourcing de TI que fica responsável por oferecer profissionais especializados em todas as necessidades que os clientes precisam: segurança da informação, suporte técnico, programação, administração de redes e assim por diante.

Priorização e sequenciamento adequado das demandas

Quando se contrata outsourcing de TI, você tem mais certeza de que suas solicitações serão resolvidas no prazo. Se a equipe de TI é interna, pode ser que algum colaborador passe outras demandas na frente sem saber que a simples tarefa que atrasou pode estar atrapalhando o fluxo de trabalho de quem solicitou.

No caso do outsourcing, porém, isso é mais difícil de acontecer, afinal, a empresa de outsourcing de TI tem a responsabilidade de priorizar e sequenciar as tarefas de maneira adequada, conforme o que foi estabelecido no SLA.

Garantia da boa qualificação dos profissionais

No momento em que uma pessoa está em busca de uma empresa de outsourcing de TI, pode procurar cases de sucesso e avaliações de outros clientes para se certificar da qualidade dos profissionais que a empresa oferece. A internet ajuda muito nessa pesquisa.

Em contrapartida, essa vantagem não é tão presente na contratação de um colaborador interno: mesmo depois de fazer entrevistas com o candidato e contatar antigos empregadores, o desempenho dos contratados pode não ser exatamente aquilo que se esperava.

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Foco no core business

Com o outsourcing de TI, a sua empresa pode focar mais no core business (sua atividade principal). As atividades e processos que não fazem parte do core business, quando terceirizadas, permitem que a equipe interna se concentre no que é mais importante para ela, afinal, não se deve desperdiçar tempo, dinheiro e esforço em atividades que não vão agregar aos objetivos da organização.

Poder contratar o serviço temporariamente

Além de oferecer atualizações constantes, especialistas qualificados sempre à disposição e um valor mais rentável do que o de manter uma equipe interna de TI, o outsourcing de TI pode ser adotado como uma equipe complementar, em empresas que já contam com time de TI qualificado.

Em alguns casos, geralmente na execução de projetos, surge a necessidade de mais mão de obra especializada para executar algumas atividades da TI. Quando uma organização vai implantar um sistema ERP, por exemplo, precisa de especialistas para guiarem essa atividade. E é aí que entra a empresa de outsourcing de TI por meio de um contrato temporário.

Tipos de outsourcing de TI

Existem vários tipos de outsourcing de TI:

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Offshore

Os serviços de outsourcing de TI offshore são oferecidos por empresas localizadas em países em desenvolvimento, como China, Índia e Malásia. Como essas empresas de outsourcing de TI estão localizadas em países distantes, que seguem outros fusos horários e têm idiomas muito diferentes do comum, a comunicação com elas é um pouco mais difícil. Entretanto, a modalidade offshore oferece uma vantagem bem interessante: os custos de contratação dos serviços são bem mais baratos comparados aos nacionais.

Nearshore

No outsourcing de TI nearshore, a empresa contratada fica perto da contratante, mas não no mesmo território. Pode ser no mesmo continente, por exemplo: nos Estados Unidos, é comum que as empresas contratem outsourcing do Canadá. Essa solução busca baratear um pouco os custos dos serviços ao mesmo tempo que evitam conflitos culturais e de comunicação, já que, geralmente, países próximos compartilham o mesmo fuso horário e até mesmo o mesmo idioma.

Onshore

O outsourcing de TI onshore é oferecido pelas empresas situadas no mesmo país que a contratante. Essa opção é interessante, pois evita quase 100% dos problemas de comunicação que seriam causados pela diferença de idiomas ou de culturas. A qualidade do suporte técnico, que é um dos serviços mais importantes, torna-se o diferencial dessa modalidade de outsourcing de TI, já que a empresa de outsourcing e a empresa contratante compartilham a mesma língua.

Às vezes, vale a pena investir um pouquinho mais para ter certeza que a empresa vai entender exatamente o que você precisa, isto é, garantir o alinhamento entre as partes.

Outstaffing

outstaffing é um modelo um pouco diferente de outsourcing de TI, já que aqui não é uma empresa que será terceirizada, mas sim, a mão-de-obra de um funcionário. Desse jeito, o funcionário contratado vai fazer parte da sua equipe, e a responsabilidade de gerenciar essa pessoa também ficará por conta da sua empresa.

A TI precisa fazer as pazes com as áreas de negócio

Agora que você já sabe o que é outsourcing de TI e conhece os tipos existentes, podemos seguir para o próximo tópico. Continue lendo e descubra por que muitas empresas têm começado a investir em outsourcing de TI.

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Como a Euax Consulting pode ajudar o seu departamento de TI

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Nós também temos um conteúdo completo para você entender tudo sobre consultoria de TI e porque vale a pena contratar.

Conheça outros serviços e entenda como podemos elevar a performance da sua TI:

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  • Implantação de Centro de Serviços Compartilhados: aumento da qualidade dos serviços e a redução de custos são os principais benefícios do CSC. Os profissionais desse centro atendem às demandas do negócio de maneira compartilhada, enxergando as demandas como serviços prestados a contratantes.

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