Consultoria em gestão empresarial: o que é, por que contratar + 5 dicas para escolher a melhor opção

consultoria em gestão empresarial

Última atualização em 23/05/2023

Desenvolver novos projetos requer uma gama de conhecimentos e habilidades para garantir o seu sucesso. Mas, isso não significa que você deve engavetar os projetos antes mesmo de começar.

O que fazer então? Contratar um serviço de consultoria em gestão empresarial.

A consultoria de gestão empresarial oferece profissionais especializados para encontrar soluções capazes de aprimorar os processos do negócio, aumentando os resultados.

Nesse post, você irá entender o que faz uma consultoria em gestão empresarial e porque contratar esse serviço. Acompanhe!

O que é uma consultoria em gestão empresarial?

Consultoria em gestão empresarial é um tipo de serviço prestado por profissionais especializados para auxiliar as empresas a identificar problemas e oportunidades de melhoria, propondo soluções capazes de aprimorar o modelo de negócio.

Os consultores realizam um diagnóstico da situação atual da empresa para identificar pontos que precisam ser desenvolvidos com mais atenção. Por isso, esse tipo de serviço também é muito utilizado na execução de projetos complexos.

Além disso, por serem profissionais externos a organização, os consultores oferecem um olhar imparcial sobre o negócio, capazes de identificar vícios corporativos que, muitas vezes, prejudicam a operação.

Assim, o principal objetivo da consultoria em gestão empresarial é encontrar oportunidades de crescimento para as empresas, para torná-las mais eficientes. Isso acontece por meio de 3 principais etapas:

  • Diagnóstico de problemas;
  • Execução de mudanças;
  • Acompanhamento de resultados.

Abaixo, vamos detalhar um pouco mais dobre cada uma dessas etapas.

O que é feito em um serviço de consultoria empresarial?

1. Diagnóstico dos problemas

Nessa etapa, o consultor busca entender quais são as reais necessidades do cliente. Isso é através de um Raio-X da situação atual da empresa para identificar pontos de melhoria e possíveis problemas a serem resolvidos.

2. Execução de mudanças

Uma vez que as necessidades tenham sido identificadas, o próximo passo é montar um plano de ação para resolvê-las. Para isso, são levantadas uma série de atividades que precisam ser feitas para solucionar os problemas encontrados.

Ferramentas como o Ciclo PDCA, Matriz 5W2H e Six Sigma são bastantes utilizadas nessa etapa.

Além de que, nesse momento também é importante observar aspectos como a cultura organizacional, já que as ações implementadas podem provocar mudanças em toda a empresa.

Enfim, também é preciso definir quais serão os indicadores utilizados para avaliar a efetividade dessas ações.

3. Acompanhamento de resultados

Por fim, é realizado um monitoramento do contínuo das ações implantadas no negócio. Para isso, são avaliados os resultados dos indicadores implantados anteriormente.

O acompanhamento de resultados ajuda a identificar possíveis falhas ainda no começo, possibilitando uma mudança de rota caso os resultados não saiam como o esperado.

Agora que você já sabe o que é consultoria empresarial, entenda as principais razões que levam as empresas a contratar esse serviço:

Por que contratar uma consultoria em gestão empresarial?

A contratação de uma consultoria em gestão empresarial é um investimento que, a longo prazo, pode te ajudar a aproveitar melhor as oportunidades do mercado e impulsionar o crescimento do negócio.

Além disso, separamos outros 5 motivos do porquê você deve contratar um serviço de consultoria empresarial:

  1. Auxilia no desenvolvimento da estratégia de negócio: a consultoria empresarial é quem esclarece a rota que deve ser seguida para que o negócio alcance o sucesso planejado, ajudando a empresa a definir uma visão de futuro;
  2. Transforma os processos: as empresas de consultoria empresarial definem métodos para transformação de processos que se encaixam na realidade da empresa, evitando dores de cabeça na hora da transformação;
  3. Torna a empresa inovadora: uma empresa de consultoria empresarial vai te ajudar a transformar ideias em projetos para reinventar o seu negócio;
  4. Traz um olhar externo para mudanças: um consultor empresarial traz um olhar externo e experiente que analisa os problemas, ideias ou processos da empresa sobre outra perspectiva. Dessa forma, a empresa descobre novos caminhos para elevar a performance do negócio.
  5. Oferece bom custo-benefício: embora seja um investimento alto, a consultoria empresarial trabalha para melhorar o desempenho do negócio, o que possibilita uma redução de custos e o aumento do faturamento a longo prazo.

Viu só quantas vantagens esse serviço pode oferecer? Mas, para usufruir desse e outros benefícios, é preciso considerar 3 pontos importantes na hora da contratação. Veja só:

O que considerar antes de contratar uma consultoria em gestão empresarial?

Como você viu, investir em um serviço de consultoria empresarial é benéfico para qualquer modelo de negócio. Mas, antes de contratar é preciso considerar alguns aspectos importantes.

Veja a seguir quais são eles:

1. Observe se a empresa tem know-how de mercado:

Quando vamos comprar um produto, sempre observamos as avaliações anteriores para saber se ele é bom, não é mesmo?

O mesmo vale para a consultoria empresarial: é preciso conhecer o histórico de atendimentos daquela consultoria e a sua participação no mercado.

Por isso, uma boa prática é analisar os cases de sucesso da empresa, avaliando os resultados reais daquele serviço.

2. Analise as metodologias:

Procure descobrir se a empresa possui algum tipo de metodologia de trabalho. Para isso, você pode conversar com um dos consultores, pesquisar no site da empresa ou falar com antigos clientes.

Mas, atenção: ter uma metodologia própria não significa que a consultoria será engessada!

Embora tenha um método padrão, uma boa consultoria deve analisar o contexto específico da sua empresa, procurando uma solução única para ela. Afinal, aquilo que funcionou 100% em outra organização pode não dar certo na sua.

3. Avalie o custo-benefício:

Um serviço de consultoria é um investimento a longo prazo e, por isso, a mão de obra desses profissionais não costuma ser barata.

No entanto, se você parar para analisar, verá que os retornos financeiros virão a longo e médio prazo, através da transformação do modelo de negócio.

Por isso, para contratar a consultoria ideal você deve avaliar:

  • A qualidade da entrega;
  • A duração da consultoria;
  • Os resultados que a empresa propõe;
  • A existência ou não de empresas terceirizadas no processo da consultoria.

Desse modo, você terá uma noção dos possíveis retornos desse serviço.

Agora que você já sabe tudo sobre consultoria em gestão empresarial, nada melhor do que encontrar uma empresa parceira para o seu negócio, não é mesmo?

Nesse quesito, você pode contar com a consultoria da Euax Consulting! Dá uma olhadinha em como nós podemos te ajudar:

Como a Euax pode ajudar?

A Euax Consulting é uma empresa especializada em consultoria em gestão empresarial, que conta com profissionais certificados por entidades reconhecidas mundialmente.

Nosso intuito é entender as necessidades específicas da sua empresa e, por meio da combinação de múltiplas ferramentas, montar a solução mais adequada para o seu negócio.

No vídeo abaixo, falamos um pouco mais sobre o serviço de Consultoria Empresarial da Euax Consulting:

Viu só como trabalhamos?

Fazemos tudo isso sem deixar de lado as entregas de valor, que geram resultados mais rápidos, por serem construídos em etapas. Afinal, nosso foco é em Performance!

Entre em contato com um de nossos consultores e comece a transformar o seu negócio agora mesmo!

Contato – EUAX

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson