Gestão por indicadores: o que é, vantagens e passo a passo de como utilizar

Última atualização em 22/08/2023

Mais do que nunca, o termo performance tem sido frequentemente associado a pessoas, mas esse é apenas um dos aspectos.

Mais do que avaliar o desempenho profissional, a performance está relacionada ao que fazemos para atingir nossos objetivos.

Logo, se você quer ter uma empresa de alta performance você precisa, antes de tudo, ser capaz de monitorar o caminho que está percorrendo para atingir os objetivos estratégicos do negócio. Para isso, existe a gestão por indicadores.

Gerenciar, monitorar e analisar indicadores possibilita que os negócios identifiquem facilmente pontos de melhoria em toda a operação, melhorando os resultados.

Quer saber mais sobre esse assunto? Nesse texto você verá:

Encontrando o indicador ideal para o seu negócio!

Acompanhe!

O que é gestão por indicadores?

Gestão por indicadores é uma estrutura de indicadores que está relacionada às metas definidas pela organização para atingir seus objetivos estratégicos. Dessa forma, é possível avaliar se as metas estão ou não alcançando o resultado esperado.

Em outras palavras, podemos dizer que para cada objetivo estratégico há uma meta e para cada meta, um indicador.

Assim, também conhecidos KPIs (Key Performance Indicator), os indicadores auxiliam os gestores a:

  • Gerir, monitorar e revisar os processos de trabalho;
  • Ter uma visão holística dos processos do negócio;
  • Melhorar o encadeamento de processos para otimizar o fluxo de trabalho.

Dessa forma, as ações realizadas na empresa passam a estar mais bem alinhadas aos objetivos estratégicos do negócio, pois são desenvolvidas com confiabilidade de dados, o que evita achismos e tiros no escuro.

Mas, essas são apenas algumas das funções da gestão por indicadores. Siga para conhecer ainda mais:

Para que serve a gestão por indicadores?

Como já dizia William Edwards Deming: “O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado”.

Seguindo o pensamento de Deming, vemos que a gestão por indicadores serve para que as empresas possam entender se as ações que estão sendo executadas geram resultados bons o suficiente para atingir os objetivos estratégicos.

Ainda assim, possibilitam uma visão holística do sistema de processos que compõe a organização de forma sistematizada, demonstrando a variação dos resultados e apontando pontos que precisam de correção.

Por isso, a gestão por indicadores é essencialmente uma atividade Data Driven, já que é puramente baseada em dados empíricos.

Como resultado desse modelo de gestão, você terá processos, pessoas e serviços de alta performance.

Quer saber mais sobre esse assunto? Veja o que diz Jackson Rovina, CEO da Euax Consulting, sobre a importância de gerenciar um sistema de indicadores:

Que tal conhecer outras vantagens da gestão de indicadores? Veja na sequência:

Vantagens do modelo de gestão por indicadores

1. Otimiza recursos

Ao entender quais são as atividades principais e como gerenciá-las para atingir os resultados esperados, é possível planejar a quantidade aproximada dos recursos que serão utilizados para atingir os resultados.

Assim, fica mais fácil reduzir custos pois eles estão sendo empregados com assertividade.

2. Facilita a tomada de decisão

Por ser essencialmente Data Driven, esse modelo de gestão possibilita que os gestores tomem decisões com base em dados empíricos.

Desse modo, as decisões se tornam mais seguras e cada ação executada tem como base as informações reais que os indicadores apresentam.

Indicadores de desempenho de processos

3. Aumenta a produtividade

Ao entender quais são os processos mais importantes para sua empresa e quais são as metas que eles precisam atingir, fica mais fácil definir como melhorá-los para impulsionar os resultados.

Assim, com um bom fluxo de processos, o trabalho tende a ficar mais fluído, aumentando a produtividade da operação.

4. Melhora o desempenho

Quando analisamos e entendemos o encadeamento de processos, fica mais fácil de pensar formas de torná-los rápidos e eficientes, melhorando a performance do negócio.

No entanto, antes de desfrutar desses benefícios é preciso definir com extrema cautela qual o tipo de indicador do negócio, para que os resultados das análises sejam mais precisos.

Quais são os indicadores da gestão?

Pensando que os indicadores estão relacionados aos objetivos estratégicos dos negócios, é possível imaginar que cada empresa tem indicadores únicos para a sua operação. Afinal, nem sempre a estratégia que funciona para o outro irá funcionar para você.

Por esse motivo, existem dois grupos de indicadores principais nesse modelo de gestão:

Indicadores resultantes

Esses indicadores são utilizados para demonstrar se chegamos aonde esperávamos e quais foram os resultados conquistados nesse percurso. Como exemplo, podemos citar:

  • Retorno sobre o Investimento (ROI): Aponta se os resultados do projeto foram mais viáveis em relação aos recursos investidos para a sua execução;
  • Lucro líquido: Representa o ganho real da organização, desconsiderando todos os custos, ou seja, o quanto a empresa realmente recebe como retorno das atividades que exerce;
  • Produtividade: Avalia o rendimento e a eficiência dos processos do negócio;
  • Retenção de clientes: É a capacidade que uma empresa tem de manter ativa a sua base de clientes, com fidelidade;
  • Satisfação de clientes: Indica qual o é o grau de satisfação dos consumidores em relação à empresa.

Indicadores intermediários

Já os indicadores de processos estão relacionados ao caminho percorrido para atingir os objetivos. É como se perguntar: “estamos fazendo as coisas certas para chegar aonde queremos?”. Para isso, costuma-se utilizar:

  • Taxa de bugs críticos: No geral, bugs críticos são grandes falhas que comprometem a usabilidade e o funcionamento do produto. Por consequência, geram uma experiência desagradável aos clientes;
  • Faturamento: Avalia os ganhos que a sua empresa obteve em um período de tempo específico por meio das atividades comerciais;
  • Visitas realizadas com sucesso ao cliente: Indica quantas das visitas técnicas realizadas ao cliente resultaram no fechamento de uma compra;
  • Acessos ao site: Demostra quantos usuários por dia acessam ao seu site e com quais conteúdos interagem com frequência;
  • Taxa de retrabalho: está relacionada ao desperdício ligado a qualidade dos serviços, ou seja, a quantidade de vezes que um mesmo serviço é executado.

Quer encontrar mais indicadores para a sua empresa? Leia: 13 indicadores de TI para uma equipe de alta performance (euax.com.br)

Agora que você já conhece os principais indicadores desse modelo de gestão, vamos para à parte prática! Veja como implantar a gestão por indicadores:

Como implantar a gestão por indicadores?

1. Defina objetivos estratégicos

Antes de começar a utilizar os indicadores, é preciso definir quais são os objetivos estratégicos do negócio! Isso é necessário para que mais adiante você seja capaz de definir metas que estejam alinhadas as expectativas da empresa.

Uma das formas para definir esses objetivos é realizar um mapeamento de processos. Com isso, você poderá identificar a sequência lógica de atividades e outros elementos que compõe o fluxo de trabalho que precisam ser melhorados, transformados ou substituídos.

Leita também: O que é e como fazer mapeamento de processos em 6 passos.

2. Defina uma meta para cada indicador

Como já destacamos anteriormente, os indicadores possuem metas claras que indicam o que está bom, ruim e em alerta.

Nesse sentido, definir uma meta para cada indicador é definir um patamar a ser alcançado ou até mesmo mantido. Assim, analise os objetivos da sua empresa para definir metas que façam sentido para a operação.

Tem dificuldade em definir metas? Leia: Como definir metas em 6 passos + dicas.

3. Comunique as metas aos colaboradores

Definida as metas, é preciso comunicar aqueles que irão executá-las. Essa etapa é muito importante para garantir que há um alinhamento entre todas as partes envolvidas na execução daquela atividade.

Ter metas claras e objetivas facilita o trabalho das equipes e consequentemente melhora o desempenho.

Como montar uma equipe de alta performance

4. Acompanhe os resultados e faça as correções necessárias

Com as metas definidas para cada processo e os indicadores operando, chegou a hora de analisar os resultados!

Procure avaliar o quão próximo os resultados estão dos objetivos determinados e, se necessário, faça correções necessárias para obter melhorias desejadas.

Mas, se você busca executar a gestão por indicadores de forma mais facilitada, conte com a gente!

No próximo tópico, vamos te mostrar como os serviços de uma consultoria empresarial podem facilitar esse processo:

Encontre um indicador ideal para o seu negócio!

Ao longo desse texto, você percebeu que para iniciar a gestão por indicadores, antes de tudo, é preciso conhecer bem os processos do negócio para definir quais são os prioritários a serem monitorados.

É comum as empresas terem dificuldade nessa etapa, mas nós vamos te ajudar!

A Euax Consulting é uma empresa de consultoria em gestão empresarial que há 20 anos ajuda seus clientes a alcançarem a alta performance, com soluções personalizadas para cada negócio!

Nos orgulhamos em ter um time de consultores de alta maturidade, mentalidade e atitude necessárias para garantir resultados de forma ágil e com assertividade.

Saiba mais sobre nossos serviços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson