Última atualização em 05/03/2024
A tecnologia da informação é uma das áreas mais promissoras atualmente. Em tempos de revolução digital, não é exagero dizer que a TI é o futuro das organizações.
Por isso, se a TI da sua empresa ainda não está acompanhando as mudanças de mercado, esse é o momento certo para começar a se preparar. Para tal, você pode contar com a governança de TI: disciplina capaz de gerar valor aos negócios através da tecnologia.
Quer aprender a utilizar a governança de TI para tornar a TI mais estratégica e ativa no seu negócio? Siga com a leitura!
O que é governança de TI?
A governança de TI é um conjunto de normas, práticas e diretrizes desenvolvidas para alinhar as atividades do setor de tecnologia à estratégia da organização e, ao mesmo tempo, garantir a segurança e a eficácia do funcionamento dos processos internos.
A governança de TI é um desdobramento da governança corporativa que atua como um mecanismo de controle, estabelecendo políticas que direcionam as atividades do setor de tecnologia da informação.
Na prática, o principal foco da governança de TI é transformar o setor de tecnologia em um parceiro estratégico do negócio, a fim de:
- Melhorar o desempenho dos serviços de TI;
- Promover a transformação digital na empresa;
- Elevar a satisfação dos usuários;
- Contribuir para o alcance dos objetivos estratégicos.
Desse modo, a TI é capaz de gerar diferencial competitivo aos negócios, pois traz novos resultados para a empresa através da tecnologia.
Qual o principal objetivo da Governança de TI?
O principal objetivo da governança de TI é assegurar que as estratégias e objetivos de uma organização sejam efetivamente alcançados por meio do uso otimizado e alinhado da tecnologia da informação.
Por que ter uma governança em TI?
A governança de TI é essencial para gerenciar os riscos que a TI oferece ao negócio e garantir segurança para a empresa! Ela atua como um mecanismo de controle que assegura a proteção das informações, diminui custos, otimiza recursos e dá suporte à tomada de decisões.
Logo, a responsabilidade não é apenas do CIO: ela deve ser elaborada em conjunto com a alta administração e os próprios usuários. Assim, garantimos que as expectativas estejam alinhadas e todas as vozes devidamente representadas.
A governança de TI também é um importante auxiliar na hora de mostrar para a organização como a TI agrega valor ao negócio, de acordo com o seu nível de maturidade. Mais do que uma prestadora de serviços, a TI deve ser uma área-chave da empresa. O gerente de TI precisa ser uma pessoa visionária, que consiga enxergar os elos que aproxima a TI do negócio.
Leia também o post que explica o que é LGPD nas empresas
Benefícios da governança de TI
- Maior precisão e segurança das informações;
- Crescimento no nível de maturidade da TI;
- Otimização de custos;
- Redução de riscos;
- Melhoria na comunicação interna.
Mas, esses benefícios também não fazem parte da gestão de TI?
Por serem áreas próximas, a governança e a gestão de TI costumam ser bastante confundidas, mas, não são a mesma coisa. Entenda as diferenças:
Qual a diferença entre gestão de TI e governança de TI?
A governança de TI é responsável por desenvolver a estratégia do setor de tecnologia, enquanto a gestão pela execução das ações necessárias para atingir as metas estabelecidas.
Então, se a governança de TI estabelece objetivos para o setor tecnologia, a gestão de TI garante que eles serão executados com eficiência.
A imagem abaixo destaca outras diferenças entre governança e gestão de TI:
Viu só como a governança de TI é fundamental para os negócios? Siga para descobrir quais aspectos considerar na hora de implantá-la na sua empresa:
Leia também o post sobre Governança de dados
Quais são os 5 pilares da governança de TI?
Podemos dizer que a função da governança de TI é alinhar o setor de tecnologia ao planejamento estratégico. Mas, como isso acontece?
O Instituto de Governança de TI (ITGI) aponta 5 aspectos que as equipes de governança de TI devem concentrar esforços para o sucesso da implantação:
1. Alinhamento estratégico:
O alinhamento estratégico é uma etapa importante para impulsionar o setor de tecnologia a desenvolver soluções eficientes para o alcance dos objetivos do negócio.
Para isso, você deve criar um planejamento estratégico de TI, que irá te ajudar a direcionar os serviços de tecnologia a favor de crescimento do negócio.
2. Entrega de valor:
A entrega de valor é resultado da eficiência dos serviços de TI. A equipe de governança deve garantir que as entregas do setor de tecnologia serão de qualidade, com baixo risco e alto retorno sobre investimento (ROI).
Uma boa prática para garantir a entrega de valor, é criar um acordo de nível de serviço (SLA), documento que formaliza as expectativas frente aos serviços de TI, garantindo que as entregas serão feitas de acordo com o combinado – nem mais, nem menos.
3. Gestão de recursos:
A governança de TI é responsável por definir e gerenciar o orçamento do setor de tecnologia, o que envolve:
- Os recursos humanos (pessoas);
- Os recursos físicos (infraestrutura).
Para isso, a equipe de governança de TI pode seguir os 6 processos básicos para os gerenciamentos de recursos definidos pelo Guia PMBOK.
4. Gestão de riscos:
A gestão de riscos em TI é fundamental para o sucesso da governança. Além de identificar e solucionar riscos, as equipes de governança devem comunicá-los a empresa e aos clientes. O ideal é seguir os normativos estabelecidos pela ISO 31000 (norma internacional de gestão de riscos).
Para saber mais sobre a ISO 3100 e como aplicá-la na gestão de riscos, leia: Gestão de riscos corporativos: como implementar e evitar surpresas (euax.com.br)
5. Avaliação de desempenho:
Para se certificar que a TI está entregando os benefícios esperados é fundamental ter indicadores de avaliação de desempenho que demonstrem os resultados de forma rápida e simples.
Com os indicadores, é possível monitorar a performance dos projetos de TI, analisando se é necessário reavaliar o planejamento estratégico para atingir melhorias futuras.
6. Bônus: utilize os melhores frameworks e ferramentas de TI
Com os ferramentas de TI e frameworks certos, a sua organização é capaz de aumentar a produtividade do setor de TI, pois essas soluções:
- Possibilitam uma visão ponta a ponta do negócio;
- Melhoram a comunicação;
- Tornam o tráfego de informações mais seguro;
- Possibilitam as equipes focar nas atividades que agregam valor ao negócio.
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Principais padrões e frameworks para a governança de TI
Assim como na gestão de projetos existem normativos como o PMBOK, na governança de TI isso não é diferente.
Para te ajudar, separamos uma lista com os principais frameworks e padrões utilizados pela governança:
- ITIL®: É um conjunto de boas práticas para governança de TI, com foco na gestão de serviços.
- COBIT®: É o framework de gestão e governança de TI desenvolvido pela ISACA.
- TOGAF®: Modelo de arquitetura corporativa criado pelo The Open Group.
- SAFe®: Framework de processos que reúne os princípios do Scrum, Lean e Agile.
- ISO/IEC 27001: Padrão para segurança da informação desenvolvido pela IEC.
Dessa lista, existem dois frameworks que se destacam quando se fala em governança de TI: o ITIL e o COBIT. Vamos entender um pouco mais sobre eles:
ITIL
O ITIL (Information Technology Infrastructure Library) é um conjunto de boas práticas para o gerenciamento de TI. Com o ITIL, é possível estruturar a gestão de serviços de TI, definindo quais regras e processos vão ser adotados para atender as demandas dá organização de forma efetiva.
Através desse framework, a área de tecnologia da informação pode medir seu desempenho e verificar se ele bate com aquilo que se espera da TI.
COBIT
O COBIT (Control Objectives for Information and Related Technologies) tem sua atenção voltada para o controle da gestão interna da área de TI, garantindo que as ações da TI estejam em conformidade com o planejamento estratégico da organização.
Então, se o ITIL é focado na gestão de serviços, o COBIT possui uma visão mais ampla da TI: enquanto o ITIL define “como” fazer, o COBIT aponta “o que fazer”.
Por isso, é comum que as empresas utilizem os dois frameworks juntos, embora isso não seja uma regra e também seja possível adotar apenas um dos modelos.
Agora que você já sabe o que é governança de TI e conhece suas boas práticas, pode estar se perguntando: como é o cotidiano de um profissional de governança de TI? Confira na sequência:
O que faz um profissional de governança de TI?
No dia a dia, um profissional de governança de TI é responsável por:
- Mapear e avaliar o uso das soluções de TI dentro da empresa;
- Incentivar a implantação da transformação digital no negócio;
- Criar e monitorar políticas e normas que auxiliem a empresa a alcançar os objetivos de negócio por meio da TI;
- Definir e padronizar processos que sejam adequados ao setor de tecnologia.
Quanto ganha um profissional de governança de TI?
Em média, um analista de TI R$ 4.062,00 por mês no Brasil. Já profissionais mais sêniores, podem receber até R$ 10 mil reais.
Conseguiu entender como a governança de TI é fundamental para o seu negócio?
Esperamos que essas dicas te ajudem a implantar uma governança de TI de forma rápida e prática. Mas, se ainda assim você tiver alguma dúvida ou precisar de uma mãozinha na implantação, baixe o nosso e-book e aprenda como elevar os resultados da TI!
ITIL® é marca registrada da AXELOS LIMITED. COBIT® é marca registrada da ISACA. TOGAF® é marca registrada do The Open Group. Guia PMBOK® é marca registrada do Project Management Institute. BABOK® é marca registrada do IIBA. BPM CBOK® é marca registrada da ABPMP. SAFe® é marca registrada da Scaled Agile. ISO® é marca registrada da International Organization for Standardization
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Formado em economia pela FAAP, pós graduado no ITA em Ciência da Computação e na FGV em Finanças e Gestão de Informações. Possui uma carreira desenvolvida em empresas de serviços, instituições financeiras, indústrias e consultorias de negócios e de T.I. Especialista nos Frames: ITIL, COSO, COBIT, NIST, MITRE, SAMM, CSA, SOX, entre outros.
Excelente artigo Rossi! Uma síntese com abordagem ampla que ajuda à desmistificar a Governança de T.I e serve de inspiração para que os Gestores de T.I adotem estas boas práticas.